Copa Centenário de Futebol Amador - BH

O Maior Evento de Futebol Amador do Brasil

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

   
  Fonte: Jornalista Breno Wajtershan – Jornais Supernoticia e O Tempo
   
 

Prefeitura reúne mais de três mil atletas na Copa Centenário 2009

Organizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal Adjunta de Esportes, a Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima, um dos maiores torneios de futebol amador do Brasil, foi aberta no domingo, dia 27, no Campo do Santa Cruz, no bairro Santa Cruz, na região Nordeste. O prefeito Marcio Lacerda deu o pontapé inicial do jogo entre as equipes do Santa Catarina e Real Madri, que abriu a 12ª edição da competição. Participaram ainda da abertura o secretário municipal de Políticas Sociais, Jorge Nahas, o secretário municipal adjunto de Esportes, Fernando Blaser, e o ex-técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Silva, entre outras autoridades.

Segundo Marcio, apoiar atividades como a Copa Centenário é um orgulho para a administração municipal. “O futebol, especialmente o amador, faz parte do lazer da população belo-horizontina, por isso sempre iremos incentivar a atividade. Além da prática do futebol, temos que levar em consideração a importância do esporte na inserção social. Nossa intenção é trabalhar sempre procurando encontrar mais espaços para o jovem praticar esportes”, destacou.

Durante a cerimônia de abertura houve desfile das equipes participantes da competição, a pira foi acesa e houve também o juramento dos atletas e a execução do hino nacional brasileiro. Em seguida, a equipe do Santa Catarina – campeã do ano passado – e do Real Madri fizeram o primeiro jogo da Copa, vencido pelo Real Madri por 3 a 2.

Neste ano, a Copa Centenário conta com a participação de 143 equipes, sendo 96 masculinas, divididas em três módulos, além de 32 infantis e 15 femininas. Até dezembro, serão disputados mais de 300 jogos em 60 campos de várzea da capital, envolvendo mais de 3 mil atletas.

De acordo com o secretário municipal adjunto de Esportes, Fernando Blaser, participam da Copa atletas de várias idades e equipes de comunidades todas as regiões de Belo Horizonte. “Isso favorece a integração entre os participantes”. Blaser salientou ainda que a Prefeitura possui 150 equipamentos esportivos, distribuídos pelas nove regiões da capital.

A cada ano, a Copa Centenário mobiliza toda a comunidade belo-horizontina ligada ao futebol amador, envolvendo clubes, dirigentes, atletas e torcedores, promovendo a aproximação e o convívio entre desportistas das diversas regiões da capital.

A Prefeitura também desenvolve ações permanentes de revitalização de campos de várzea, dotando-os de melhores instalações e condições de segurança, inclusive para outras atividades sociais e de lazer das comunidades.