www.esportesamadores.hpg.com.br

O Maior Arquivo do Futebol Amador de Minas Gerais

 

Venda Nova vence Santa Cruz e conquista o título da Categoria Infantil do DFAC: 1 x 0

   O Venda Nova Futebol Clube, um dos clubes mais tradicionais clubes do estado nas categorias de base, confirmou sua tradição ontem pela manhã, ao conquistar o título de campeão infantil do DFAC 2002, no campo do Tupinense. A conquista foi em cima de outro clube tradicional na formação de jogadores, o Santa Cruz, que foi derrotado por 1 a 0. O herói do título foi o atacante Diego Paulista, autor do gol da vitória no segundo tempo.

A definição do jogo dependia de quem fizesse primeiro, pelo equilíbrio da partida. O Santa Cruz  esteve bem perto de abrir o placar em um lance de perigo na área adversária, no qual o jogador Gilmar dominou, cruzou para Bruno Luiz, que não conseguiu o controle da bola, mas tentou escorar de cabeça. No puro reflexo, o goleiro Luiz Henrique fez a defesa em cima da linha do gol, salvando sua equipe. Essa foi a melhor oportunidade do Santa Cruz, mas não a única, pois em dois cruzamentos consecutivos para a área, de Bruno Henrique, Gilmar não soube finalizar para o gol. 

Já o Venda Nova esteve melhor até os 20 minutos do primeiro tempo, quando criou mais oportunidades. Sua equipe desperdiçou duas bolas com Kennedy, que chutou e o goleiro Maicon, do Santa Cruz, defendeu parcialmente a bola e, aí o atacante perdeu novamente na cara do gol. E ainda, no final da primeira etapa, houve uma cobrança de escanteio que o centroavante Estevão concluiu em cima do goleiro do Santa Cruz e ainda passou pela bola no momento de marcar.

Título

O gol que deu a vitória ao Venda Nova surgiu de uma cobrança de falta pelo lado esquerdo do ataque, com o jogador Pantufa rolando a bola para Diego Paulista, que acertou um chute no ângulo, sem defesa para o goleiro Maicon.

Com o gol, o jogo ficou embolado com os dois times dando chutões para a frente e ainda o time do Santa Cruz errando muito os passes. Também não havia movimentação dos atletas para receber e passar a bola com tranqüilidade. Com isso, a partida ficou sem opções e quem tinha a vantagem no marcador dificilmente perderia a conquista do título, como acabou acontecendo.

Foi a terceira partida entre as duas equipes na competição. As duas partidas anteriores terminaram empatadas: 0 a 0 e 1 a 1. A torcida do Santa Cruz não achou justo o placar de 1 a 0 para o Venda Nova. Para ela, a decisão nos pênaltis e o empate no tempo normal seria o correto. A vitória do campeão não a deixou satisfeita.

O Santa Cruz já foi campeão da categoria quatro vezes, uma vez representando o Cachoeirinha, já que disputava outra competição e inscreveu o seu time com a camisa do tradicional adversário. O Venda Nova há oito anos não conquistava um título do DFAC nesta categoria e ontem quebrou o tabu de forma invicta.

Campanha

Foi esta a campanha do Santa Cruz:

4 a 0 e 0 a 0 contra o Manchester.

2 a 0 e 0 a 0 contra o Oriente.

4 a 0 e 1 a 0 contra o Céu Azul.

5 a 1 e 5 a 1 contra o Wesperança.

3 a 1 e 3 a 1 contra o Santa Lúcia.

1 a 1 contra o Pitangui (6 a 5 nos pênaltis).

0 a 0 e 1 a 1 contra o Santa Cruz e

1 a 0 no Santa Cruz.

Premiação

O desportista José Clodovil de Oliveira, que dirige a equipe do Suzana, foi o responsável em ajudar o DFAC, com os bonitos troféus entregues pelo seu vice-diretor de patrimônio, Humberto Rodrigues da Silva, o “Beto”, ao capitão Diego, campeão pelo Venda Nova; o troféu de vice-campeão foi entregue ao capitão Gilmar, do Santa Cruz, pelo desportista César Dias Duarte.

Equipes

O Venda Nova Futebol Clube foi campeão com o futebol de Luiz Henrique; Fabrício, Leonardo, Adriano (expulso/Copinho) e Diego; Pantufa, Luciano e Diego Paulista; Gera, Estevão (Johnny Carlos) e Kennedy. Reservas: Bruno, Luiz Papolês,  Ramon, Mateus, Esquerdinha, Ricardo, Luiz Fernando, Felipe e Nilson.Técnico: Valmir. Massagista: Laurindo. Diretor: Ibrahim Presidente: Nival Dias de Sá.

O Santa Cruz ficou com o vice-campeonato com o futebol de Maicon; Bruno Henrique, Danilo, Marcinho e Ítalo; Gilmar, Bruno Luiz e Jô; Daniel, Barbosa (expulso/Baiano) e Luiz (Marcelo). Técnico: Paulo Augusto. Massagista: Mário. Diretor: Cláudio Batista. Presidente: Claudinho.

Arbitragem

O árbitro da decisão foi André Luiz Martins Dias Lopes, auxiliado por Glayson Humberto dos Santos e Gessimar de Andrade, que realizaram um bom trabalho.

A equipe do site www.esportesamadores.hpg.com.br, o único site de divulgação do Futebol Amador de Minas, parabeniza os jogadores, torcedores e dirigentes do Venda Nova, pela conquista invicta co Campeonato Infantil do DFAC, temporada de 2002.

Marco Antônio Caetano de Andrade