Futebol Amador de Minas Gerais

O Esporte do Verdadeiro Amor à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

   
 

Riachinho é homenageado em solenidade na Câmara Municipal de Contagem

Clube comemora 40 anos e reúne atletas que passaram pela casa e hoje são sucesso  

Foto do Evento

Na última sexta-feira (29) a Câmara Muncipal de Contagem realizou a tradicional solenidade de entrega do Diploma de Mérito Legislativo, em comemoração ao aniversário da cidade. O Presidente do Legislativo Municipal, vereador Avair Salvador de Carvalho, o "Gordo do Riachinho", homenageou neste ano o Riachinho Esporte Clube, que comemora 40 anos.

Fundado em 1968 por uma turma de amigos, dentre eles o próprio vereador, o Riachinho tornou-se um dos principais times de futebol amador do município. Através da Escolinha de Futebol do Riachinho, o clube tornou-se conhecido nacionalmente, com mais de 20 atletas espalhados por grandes clubes nacionais e internacionais, como o Atlético MG, Cruzeiro, América, Mirassol SP, Vila Nova, Belenense e Maritimos de Portugal. Atualmente, o clube luta na justiça por seu campo, que foi perdido em junho deste ano. Através de um abaixo-assinado feito pela comunidade do bairro Novo Riacho, com mais de 30 mil assinaturas, o Riachinho tentou garantir seu espaço, mas não obteve sucesso junto à administração municipal.

Para receber a homenagem, compareceu à Câmara o primeiro presidente do Riachinho Esporte Clube, Guilherme José Pedro, acompanhado por atletas da escolinha e por atletas do Clube Atlético Mineiro (Mike, Allan, Igor, Breno, Álvaro e Keneddy) e Cruzeiro Esporte Clube (Antônio Carlos, o Juninho), que foram liberados para participarem da homenagem ao clube que os revelou. O momento foi de emoção para todos que participavam da solenidade, uma vez que a história da perda do campo do Riachinho tem sido amplamente discutida pelo legislativo e a população.

"Ver ao vivo e a cores o sucesso de um projeto tão importante quanto a Escolinha do Riachinho e saber que isso não tem importância para algumas autoridades de Contagem é de cortar o coração. Qual outro time de futebol alcançou tanto sucesso aqui no município? Se não fosse o Riachinho, quanto desses meninos teriam realizado o sonho de estar nestes times profissionais?", lamenta o pai de um dos atletas.

Já o primeiro presidente do clube, Sr. Guilherme, não conseguiu expressar em palavras a importância do time, tamanha a emoção que sentiu. Quem também esteve presente na solenidade foi o jogador Philipe Fidélis dos Santos, 19 anos, também atleta da Escolinha de Futebol do Riachinho. Morador de Contagem, no bairro Santa Helena, iniciou sua vida esportiva no Riachinho, sendo campeão do Campeonato Mineiro/2004.

"As pessoas me perguntam o porquê do apelido "Gordo do Riachinho". Está aí a explicação. Há quarenta anos que eu acompanho este time. Já passamos por altos e baixos, mas sempre conseguimos seguir adiante" - diz o Vereador Avair.

"Nestes 40 anos, acho que o golpe mais duro foi ter perdido o Campo, que lutamos muito para manter. Mas tenho certeza de que, tomara Deus, seja apenas mais uma crise que será resolvida. Uma história dessa não pode acabar tão facilmente", completa.

"Quando precisaram construir uma escola no bairro, não importamos em ceder nosso campo, em benefício da educação. Agora é só jogar o Riachinho para escanteio?", questiona o Gordo do Riachinho.