Futebol Amador de Minas Gerais

O Esporte do Verdadeiro "Amor" à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

 

Fonte - Jornal Araxá - Araxá - MG - Quinta-Feira - 16/11/2006 - www.jornalaraxa.com.br

Ferrocarril se classifica na última rodada - Equipe derrota o líder e fica com a vaga

Em uma partida emocionante, realizada no Estádio Ernesto Duílio Stefanni, o Ferrocarril conseguiu uma vitória sobre a forte equipe do Dínamo no último domingo (12), e assegurou a sua vaga na fase semifinal do Campeonato Amador da 1ª Divisão.

A partida fez parte da 7ª e última rodada da 2ª fase da competição e o gol da classificação da equipe do bairro Bom Jesus só aconteceu nos minutos finais.

Confira como foi a vitória do Ferrocarril e os demais jogos da rodada:

Ferrocarril 3 x 2 Dínamo

Precisando dos três pontos para avançar na competição, o Ferrocarril entrou em campo disposto a sair com a vitória, enquanto que o Dínamo, poupando alguns jogadores, buscava pelo menos um empate que assegurava o 1° lugar e mantivesse a sua invencibilidade na 2ª fase.

A partida foi marcada por um fato lamentável.

O massagista da equipe do Dínamo, conhecido como Pedrinho Jacaré, invadiu o campo e agrediu o árbitro Antônio Flávio da Silva no decorrer do jogo.

Demonstrando mais vontade em campo que o seu adversário, o Ferrocarril realizou uma boa partida no 1° tempo e foi para o intervalo com uma vitória parcial de 2 a 0, com gols de Pablo e Thiago Aguiar.

Na etapa complementar, o Dínamo voltou mais determinado na partida, já que o CIT vencia o Santa Terezinha e ameaçava a sua condição de líder.

Com gols de Belchorzinho e Rodrigo, a equipe celeste empatou a partida para desespero dos torcedores do Ferrocarril.

Melhor na partida, o Dínamo parecia mais próximo da vitória do que seu adversário, mas ao tentar simular um pênalti, o atacante Belchorzinho acabou sendo expulso pelo árbitro.

Com um jogador a mais e necessitando da vitória, o treinador Evaldo, do Ferrocarril, tirou dois homens de marcação e colocou mais dois atacantes em campo.

E a recompensa pela ousadia de seu treinador veio no final da partida quando Urciano marcou o gol que classificou a equipe para a fase semifinal.

O Ferrocarril ficou com a 3ª colocação com a vitória e assim como aconteceu em 2005 está entre as quatro melhores equipes do Amadorão enfrentando o CIT na próxima fase.

Mesmo sendo derrotado, o Dínamo terminou como líder da 2ª fase e na partida de ida das semifinais contra o GEF terá os desfalques do atacante Belchorzinho e do zagueiro Fred, que recebeu o 3° cartão amarelo.

Ferrocarril: Valney, Gordo, Cassiano, Téo e Pablo(Ostinho Careca); Edmarcos(Fofão), Wesley(Lequinho), Ninho e Picolé(Chico); Urciano e Thiago Aguiar.

Treinador: Evaldo Juvenal.

Dínamo: Ivan, Cowboy, Fred, Juninho e Lambão(Roger); Vinícius(Géder), Cláudio, Rildo e Cleissinho(Marcelinho Paraná); Belchorzinho e Rodrigo.

Treinador: Cláudio Macedo.

Ferroviário 2 x 1 GEF 

Precisando derrotar o seu adversário por uma diferença de 7 gols ou então de uma vitória simples aliada a um empate do Ferrocarril, o Ferroviário entrou em campo para enfrentar o praticamente classificado GEF tendo ainda uma esperança de seguir na competição.

Mas logo aos 19 minutos, o GEF abriu o placar com um gol do volante Dedé.

Sem contar com o atacante Flavinho, autor de 14 gols na competição e poupado para evitar o 3° cartão amarelo, o GEF seguiu todo o 1° tempo administrando a vantagem, até que aos 43 minutos o meia Téo, em uma bonita cobrança de falta, empatou a partida para o Ferroviário.

No 2° tempo, aos 10 minutos, o mesmo Téo cobrou pênalti e virou o placar para a equipe tricolor.

Pouco depois chegou, a notícia de que o Dínamo havia empatado a partida contra o Ferrocarril e desta forma o Ferroviário era quem estava se classificando, porém no final da partida veio a confirmação de mais um gol do Ferrocarril.

O árbitro Murilo Gonçalves expulsou o lateral esquerdo Paulo Rocha por uma entrada violenta em Téo, que por reclamação recebeu o seu segundo cartão amarelo na partida, mas ele foi expulso porque o árbitro esqueceu de anotar o primeiro cartão aplicado ao atleta.

Após a partida, em uma entrevista a uma emissora de rádio, o próprio Téo confirmou ter recebido dois cartões amarelos.

A vitória não foi suficiente para que o Ferroviário se classificasse e a equipe terminou na 5ª colocação com 10 pontos, mesma pontuação do GEF, que encerrou a sua participação na 2ª fase ocupando o 4° lugar pelo saldo de gols e que nas semifinais irá enfrentar o Dínamo.

Ferroviário: Carlos, Teteu, Rafael Carezzato, Índio e Thiago Piriá; Coney, Lucas, Eltinho e Téo Arthur(Fabrício) e Thiago Parreira(Caceba).

Treinador: Celinho.

GEF: Fabinho, Zé Renato, Hélio(Paulo Rocha), Zé Maria e Max; Dedé, Cueca, Tim(Alexandro) e Cristian; João Henrique e Márcio(Tico).

Treinador: Alexandre.

Comercial 3 x 0 São Pedro 

As duas equipes necessitavam da vitória na partida e de uma combinação de resultados para se classificarem às semifinais da competição.

A equipe do São Pedro estava completamente perdida em campo e com seus jogadores discutindo durante todo o tempo, ocasionando uma instabilidade emocional.

O Comercial soube se aproveitar do nervosismo do adversário e terminou a primeira etapa vencendo a partida por 2 a 0, com gols do artilheiro da equipe na competição, o atacante Roberto, marcados aos 30 e 43 minutos.

Logo no início do 2° tempo, o meia Lucas, do Comercial driblou diversos marcadores e foi derrubado na área pelo goleiro Dida. Equivocadamente, o árbitro Nivaldo de Souza, após consultar seu assistente Vicente dos Reis, marcou falta na entrada da área e não expulsou o goleiro, que era o último jogador de sua equipe, advertindo-o apenas com o cartão amarelo.

Pouco depois o árbitro expulsou o meia André, do São Pedro, que xingou um companheiro de equipe.

Nos minutos finais da partida, o goleiro Dida tocou com a mão na bola fora da área, recebeu o segundo cartão amarelo e na seqüência o vermelho.

O atacante Realino foi o escolhido para defender a meta do São Pedro até o final da partida.

Aos 44 minutos, Itinho, que acabara de entrar em campo, marcou mais um gol para o Comercial e deu números finais à partida.

Com 9 pontos, o Comercial se despediu da competição ocupando a 6ª colocação, assim como aconteceu em 2005.

Já o São Pedro, vice-campeão da última edição do Amadorão, terminou em 7° lugar com 5 pontos e adiou para 2007 a realização do sonho de conquistar o título.

CIT 5 X 3 Santa Terezinha

Em uma manhã inspirada dos artilheiros Gordinho, Bruno Guarda Chuva e Leandro, o já classificado CIT e o eliminado Santa Terezinha fizeram uma partida de 8 gols, com a equipe colorada vencendo por 5 a 3.

O atacante do CIT, Gordinho, foi o autor de 3 gols de sua equipe e desta forma assumiu a liderança isolada da artilharia da competição com 23 gols.

Os outros dois gols do tricampeão amador de Araxá foram marcados pelo meia Bruno Guarda Chuva.

Os gols do Santa Terezinha foram assinalados por Leandro, que marcou duas vezes e completou 15 gols no campeonato, e por Tião.

A vitória não foi suficiente para que o CIT superasse o Dínamo no saldo de gols e a equipe terminou mesmo na 2ª colocação.
Na fase semifinal, a equipe enfrenta o Ferrocarril.

Com apenas 1 ponto conquistado em 7 partidas, o Santa Terezinha terminou a 2ª fase na lanterna da tabela de classificação.

CIT: Marcílio, Jean Carlos, Pernambuco, Anselmo (Abacate) e Jean Denner(Vaninho); Paulinho Buruta(Wilson), Allan, Badete(Bruninho) e Bruno Guarda Chuva; Gordinho e Tatu(Thiaguinho).

Treinador: Fernandinho.

Santa Terezinha: Élder, Paulo César(Emerson), Wellington, Vicente e Kelvin; Wesley, Éder(Geraldo), Bruno(Tião) e Bruninho(Leandro); Airton Romário e Binga.

Treinador: Saci.

  ************