www.futebolamadordeminas.com

Prestação de Serviços Gratuitos ao Futebol Amador de Minas Gerais

E-mail: futebolamadordeminas@gmail.com

   
 

Fonte: www.gazetadesaojoaodelrei.com.br

Time de idosos vence o tempo há 30 anos em São João Del Rei

Quem pensa na terceira idade como sinônimo de “pendurar as chuteiras” pode tirar essa ideia da cabeça. Os idosos estão cada vez mais ativos e o esporte tem se tornado um grande aliado na batalha por mais espaço na sociedade. Tudo isso em um tempo que valoriza excessivamente a juventude. Além disso, mais do que um momento de lazer e descontração, os benefícios da atividade física para a saúde são incontáveis.

Futebol é paixão nacional e não poderia ser diferente no grupo de amigos do União Veterana do Independente. Criado em 1984, os jovens senhores de 45 a 83 anos se reúnem religiosamente aos sábados, no campo do Juventus, para uma partida entre amigos. São 44 componentes que, com muita alegria, compartilham esse momento de competição saudável.

Mas não se engane ao pensar que aquela regra de 11 de cada lado serve para esses apaixonados pelos gramados. Lá, todos têm vez e jogam em dois times, às vezes com 21 em cada lado.

“É uma amizade muito forte entre todos. Temos a sensação de que estamos acolhidos e cada dia que chegamos é um time diferente. É raro termos poucos jogadores. No mínimo 16 de cada lado”, contou o integrante do grupo e membro do conselho disciplinar, José Camilo Assunção.

Além da disputa dentro de campo, logo a partida sempre há sempre uma “resenha”: os amigos se reúnem fora do campo e jogam conversa fora, formando nessas mais de três décadas uma grande família.

Mas não é só isso que motiva estes jogadores. O esporte em si tem grande importância para eles.

“Todos gostam muito de futebol, mas não temos espaço em qualquer lugar. Então esta foi a iniciativa encontrada para nós”, contou Assunção, que participa do time há 8 anos.

E não se engane: mesmo sendo jogos de “final de semana”, existem normas a serem seguidas. A palavra de ordem para os componentes é “respeito” e, segundo José Camilo, ninguém gosta de perder. No entanto, tudo é feito no mais puro espírito esportivo.

“Procuramos sempre trazer equilíbrio pro campo e nos adequamos ao jeito de todos jogarem. Além do mais, procuramos dividir a bola com cada um dos componentes do time para que todos tenham a oportunidade de participar”, destacou.

Para entrar na equipe a regra é clara: só acima de 45 anos. No momento não há vagas. E mesmo aqueles que saem por motivo de doença ou algo do tipo vão ao estádio acompanhar os amigos, como lembrou Assunção:

“Esse jogo traz mais felicidade para a vida”.