www.futebolamadordeminas.com

 Divulgação e Valorização do Futebol Amador de Minas Gerais

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

 

 

 

Fonte: Jornal Folha de Contagem - www.folhadecontagem.com.br - Edição nº 452 - Sexta-Feira - 23/03/2007

Comunicação via rádio entre árbitros chega ao Futebol de Contagem

Quem acompanha as transmissões de jogos pela televisão, já percebeu que o trio de árbitros utiliza um aparelho de comunicação, como os artistas em seus shows. É a tecnologia a serviço do esporte e que chega aos campos de futebol para melhorar a comunicação entre os árbitros, principalmente para decidir sobre lances polêmicos ou duvidosos, que passam despercebidos pelo árbitro central da partida.

Existem outros meios através dos quais os árbitros podem se comunicar em campo, como as bandeirolas eletrônicas. Porém, devido ao seu alto custo - aproximadamente R$ 1.000,00 a unidade, este equipamento se torna inviável, principalmente para ser utilizado no futebol amador, sempre com poucos recursos, o que já não ocorre em relação ao rádio-comunicador.

Contagem

Em Contagem, como sempre acontece, a Liga Desportiva sai na frente das demais, devido o trabalho sério do Departamento de Árbitros. E a exemplo da Federação Paulista, que já utiliza o rádio de comunicação durante as partidas, o trio composto pelo árbitro Luiz Sant'Ana Moreira e os assistentes Natanair Silva e Inácio Ferreira Silva Filho, adquiriram o equipamento, que estarão utilizando na rodada de abertura do campeonato de Juniores, neste domingo dia 18.

Para Almir Evaristo, diretor responsável pela formação de árbitros em Contagem, o rádio de comunicação proporcionará ao trio, tranqüilidade e precisão na aplicação das regras do jogo. "E é claro, que diminuir a margem de erros, melhora a qualidade do espetáculo", coloca o diretor, que antes de aprovar o sistema pesquisou junto às federações que já o adotaram, percebendo apenas elogios.

A partir desta temporada, a arbitragem de Contagem passa a exigir dos atletas, como determina a regra quatro do Guia Universal, o uso obrigatório de caneleiras, a três dedos abaixo do dobra do joelho e que deverão ficar totalmente cobertas pela meia. Todos os árbitros foram orientados e estarão cobrando, de forma pedagógica, o uso obrigatório deste equipamento já no Campeonato de Juniores.

futebol1.gif (4527 bytes)