Futebol Amador de Minas Gerais

 O Esporte do Verdadeiro "Amor" à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

 

Fonte: Jornal Diário da Tarde - BH - MG - Quinta-Feira - 30/03/2006

COPA DT - Volta com vitória - Depois de alguns anos afastado, Santa Tereza vence o Minas Gerais

Minas Gerais e Santa Tereza fizeram dois jogos bastante equilibrados na primeira rodada da Copa Integração DIÁRIO DA TARDE. O jogo foi o CT de Treinamento do Clube Minas Gerais, em Justinópolis, marcando o retorno da equipe na competição, após um período de licenciamento. Já o Santa Tereza, tradicional clube da cidade, depois de alguns anos afastados das competições oficiais, disputa pela primeira vez a Copa DT.

As equipes empataram na categoria infantil, na preliminar, e fizeram um jogo emocionante na categoria juvenil, com vitória de 1 a 0 para o Santa Tereza. O gol foi marcado por Tallison, mas o time casa, depois, partiu para a pressão, criou algumas situações de gols, mas a defesa do Santa Tereza resistiu e garantiu sua primeira vitória.

A nota triste foi a contusão do atacante Walter Henrique Campos, de 15 anos, da categoria infantil do Santa Tereza. Ao tentar um gol, o jogador teve sua chuteira presa ao gramado e sofreu uma fratura no pé esquerdo. O atleta foi submetido a uma cirurgia na terça-feira, pela manhã, no Hospital SOS, e passa bem. Mas, infelizmente, só deve voltar aos treinos dentro de dois meses, não devendo mais participar da competição.

Morador do bairro Alvorada, o jogador tinha alta prevista para ontem. Por enquanto, está com o pé gessado e depois de novas avaliações, iniciará o período de recuperação. O Santa Tereza, através de seu coordenador de futebol, Cássio Simão de Castro, prestou toda a assistência ao jogador. Infelizmente são coisas que acontecem no futebol. De qualquer maneira, não foi uma jogada em que houve violência, disse Cássio. O jogador estava na companhia de seu avô, Walter Ferreira Campos, que confirmou a assistência recebida.

Para o coordenador de esportes do Clube Minas Gerais, que acompanhou o jogo ao lado do presidente Geraldo Andrade, seus times mereciam melhor sorte, mas, por se tratar de uma estréia, é perfeitamente aceitável os resultados. Ele acredita que a tendência das equipes é crescer, com a experiência acumulada a cada jogo.

Ficha Técnica

Juvenil

Minas Gerais 0 x 1 Santa Tereza

Minas Gerais

Rogério; Fernando (Luciano), Rafael (Alex), Edilge e Willian; Charles, Eldem, Jonathan e Alisson; Júlio e Guilherme. Técnico: Adriano.

Santa Tereza

Alisson; Artur (Lucas), Guimarães, Caio (Joel) e Rafael; Renato, Alexandre, Júnior e Douglas (Vitor). Jean e Júlio (Talisson). Técnico: Marcos Gomes Valadares.

Local: CT do Clube Minas Gerais
Gol: Talisson

Árbitro: Alan Tadeu da Silva

Assistentes: Efigênio Saraiva Lopes e Wellington Luiz Figueiredo

Infantil

Minas Gerais 0 x 0 Santa Tereza

Minas Gerais

Helder; Guilherme, Vinícius, Henrique e Welder; Gustavo, Gerson, Maicon e Jonathan (Maikon); Charles e Rafael . Técnico: Dênis Duarte.

Santa Tereza

Jonathan; Sorato, Rhayner, Douglas e Kelvin; Tadeu, Everton, Calvo e Diego; Jadson (Diego Sabino) e Roney (Walter, depois Rodrigo, depois Willian). Técnico: Murilo Moreira.

Local: CT de Justinópolis

Árbitro: Wellington Luiz Figueiredo

Assistentes: Efigênio Saraiva Lopes e Alan Tadeu da Silva

Outros jogos infantis

América 9 x 0 Vera Cruz

América

George (Deivid); André, Alan, Nilo e Danilo; Davis, Rafael (Walace), Túlio e Michel (Salum);Augusto e Fabrício (Sabino). Técnico: Diogo.

Vera Cruz

Jefferson, Rodrigo, Willer, Wanderson e Monstro; Renan, Guilherme, Tiago e Gustavo, Felipão e Douglas. Técnico: João Paulo.

Local: CT de Santa Luzia

Gols: Rafael (2), Nilo (2), Walace, Michel, Sabino, André e Salum

Árbitro: Flávio Henrique Coutinho Teixeira

Assistentes: Júnior Antônio da Silva e Ronaldo André Bento

Real 4 x 2 Venda Nova

Real

Vitor; Jailson, Júlio, Dércio e Fred; Natan, Nilsarly, Fábio Júnior e Lúcio (Jean); Juninho e Douglas (Corá). Técnico: Paulinho.

Venda Nova

Lucas; Vitor, Rodrigo, André e Romero (Paulinho); Wilson, Tiago, Willer e Davidson; Paulo (Israel) e Rafael Loiola. Técnico: Walmir Menezes.

Local: Caeté

Gols: Juninho (2), Lúcio e Jean (Real); Rafael Loiola e Davidson (Venda Nova)

Árbitro: Wilson do Carmo

Assistentes: Rafael Borges Carvalho e José Maria França

Projeto Atleta 1 x 3 Contagem

Projeto Atleta

Samuel; Leandro, Warley, Mateus e Wesley; Roger, Brendon, Natan e Artur; Bruno e Thiago Ângelo. Técnico: Paulo Martins.

Contagem

Daniel; Lucas, Breno, Demétrio (Ramon) e Marcelo; Guilherme, Jean (Guilherme II) e Gabriel; Kelvin e Artur.
Técnico: Adalton Nunes.

Local: Campo da Ponte Preta (Santa Luzia)

Gols: Bruno (Projeto Atleta); Kelvin (2) e Guilherme (Contagem)

Árbitro: Caio César Oliveira Filho

Assistentes: Fernando Regino Diogo

CFAPI 0 x 1 Atlético

CFAPI

Ricardo; Walace, Artur, Guilherme e Renan: Everton, César, Artur II e Geovane; Rodolfo e César (Willian). Técnico: Paulo Isidoro.

Atlético

Renan; Samuel, Marcelo, Felipe e Sotto; Alexandre,João Vitor, Rafael Lopes e Wendel (Douglas); Rômulo (Guilherme) e Lucas. Técnico: Ademir Carvalho.

Local: Santo Antônio do Amparo

Gol: Felipe

Árbitro: Camilo Eustáquio Santos

Assistentes: José Camilo Cunha Filho e Adelmo Luiz da Rocha

Itaúna perde técnico Zé Carlos para o Guarani

O Ponte Itaúna, que se prepara para enfrentar o Arsenal no sábado, pela 2ª rodada, categoria júnior, mudou de técnico. Como já estava previsto, o ex-volante do Cruzeiro, Zé Carlos, que dirigia a equipe, transferiu-se para o Guarani de Campinas, onde será um dos auxiliares do técnico Toninho Cerezo.

O presidente do clube de Itaúna, José Hailton, que também é procurador de Zé Carlos e o ajudou na negociação com o Campinas, disse que foi uma ótima oportunidade para o ex-jogador, que assinará contrato de um ano de duração. O presidente do Ponte Itaúna viajaria com Zé Carlos para Campinas com o objetivo de acertar as bases salariais, mas não foi preciso. Ele me telefonou e o contrato com o Guarani foi acertado dentro das bases previstas, explicou o dirigente, satisfeito com o desfecho. Perdemos um grande técnico, mas o Zé Carlos precisava voltar à mídia trabalhando em um grande clube ou ao lado de outra pessoa famosa como o Toninho Cerezo. Para ele será muito bom.

Zé Carlos estava no Ponte Itaúna desde 2002 e será substituído por Márcio Martins, que era o seu auxiliar. Outro membro da comissão técnica será Henrique, que trabalhava como treinador de goleiros do infantil e juvenil do Atlético. Ele também vai auxiliar o novo técnico.

Por outro lado, a preocupação do presidente do Ponte Itaúna é fazer com que os jogadores deixem de lado a euforia provocada pela vitória sobre o América, por 1 a 0, na primeira rodada, para que isto não prejudique a equipe no confronto contra o Arsenal.

************