Liga Desportiva do Município de Contagem / MG

A Maior Liga de Futebol Amador do Brasil

Av. João César de Oliveira, 1328 - Eldorado - Contagem / MG - CEP: 32310-000 - Telefax: (31) 3392-0383 

E-mail: ldmc@terra.com.br

   
 
  Chaves Resultados Classificação Campeão Estatísticas  
             

 

Primeira Copa de Veteranos "Vereador Joaquim da Loja"

"O Vereador Bom de Bola"

1ª COPA DE FUTEBOL VETERANO “VEREADOR JOAQUIM DA LOJA”

“O vereador bom de bola”

Regulamento

O Departamento de Esporte do vereador Joaquim da Loja e Ivan Japão com apoio do Jornal Folha de Contagem e supervisão da Liga Desportiva do Município de Contagem (LDMC), vem publicar para conhecimento das associações, exclusivamente convidadas, as normas estabelecidas para a disputa da 1ª COPA DE FUTEBOL VETERANO 2003 “VEREADOR JOAQUIM DA LOJA”.

A saber:

Associações convidadas

 Fonte Grande

 Nova Contagem

Santa Helena

 Estrela Azul

 Monte Castelo

 Arvoredo

 Riachinho

Ipiranga

 Imperial

 Avante

 Recanto da Pampulha

 Retiro

Regulamento

A)     São doze associações divididas em duas chaves denominadas A e B com a seguinte formação:

Chave A

Chave B

Riachinho

Estrela Azul

Imperial

Retiro

Santa Helena

Monte Castelo

Recanto da Pampulha

Avante

Ipiranga

Arvoredo

Fonte Grande

Nova Contagem

Critérios da primeira fase de classificação

1)     – Está fase será disputada pelas doze associações em turno único, jogando chave A  x  chave B, classificando para a segunda fase da competição (quartas de final), oito equipes, sendo as quatro colocadas do primeiro ao quarto lugar da chave A e as quatro colocadas do primeiro ao quarto lugar da chave B. Nesta fase em caso de empate no tempo regulamentar, serão cobrados cinco penalidades máximas alternadas ou até que se conheça o vencedor que somará mais um do ponto extra.

2)     – Em caso de empate por pontos ganhos para se conhecer a ordem das quatro equipes classificadas do primeiro ao quarto lugar por chave, serão adotados os seguintes critérios:  

Maior número de pontos ganhos;

a)     Maior número de vitórias;

b)     – Maior números de gols marcados;

c)      – Maior saldo de gols;

d)     – Menor número de gols sofridos;

e)     – Sorteio pelo coordenador da competição ou pelo Departamento Técnico da Liga.

3)  -  Pontuação da competição

Vitória no tempo normal – 3 pontos

Empate no tempo normal – 1 ponto

Vitória nos pênaltis – mais 1 ponto

Derrota – zero ponto    

 Segunda fase ( Quartas-de- final)

4) Após conhecido as oito equipes classificadas da primeira fase, elas formarão as chaves C e D com a seguinte formação:

Chave C

Chave D

Fonte Grande

Arvoredo

Ipiranga

Retiro

Riachinho

Estrela Azul

Santa Helena

Nova Contagem

5) – Está fase será disputada em turno único com os jogos acontecendo entre as equipes  da mesma chave, 1º de A x 4º de A, 2º de A X 3º de A e 1º de B x  4º de B e 2º de B x 3º de B, sendo que a associação que terminar em primeiro e segundo lugar de cada grupo da fase anterior, farão o jogo sob o domínio de seu campo, classificando para as semifinais as quatro equipes campeã de cada chave.

Tabela das Quartas–de- final

10/05/2003 – rodada única - 16 horas  

Chave C

1º da A: Fonte Grande   x          A: Santa Helena 

2º da A: Ipiranga   x         3º A: Riachinho 

Chave D

1º da B: Arvoredo   x         4º da B: Nova Contagem

2º da B: Retiro  x         3º da B: Estrela Azul

Obs.: Critério de desempate

Nesta fase em caso de empate no tempo normal, os vencedores serão conhecidos através de cobranças de penalidades máximas alternadas ou até que se conheça o vencedor, conforme circular nº 170 reformada pela de nº 710, ambas da FIFA.

Equipes classificadas para as semifinais

Vencedor de 1º do A x 4º do A: Fonte Grande

Vencedor de 2º do A x 3º do A: Ipiranga

Vencedor  de 1ºdo B x 4º do B :Arvoredo

Vencedor de 2º do B x 3º do B :Retiro

06) - Conhecido as equipes vencedoras dos confrontos das quartas de final, acontecerá um sorteio no dia 05 de maio, às 19 horas, na Liga Desportiva de Contagem na presença dos representantes das equipes classificadas, formando-se a chave E, e as duas primeiras equipes sorteadas, farão o jogo sob seu domínio de campo em jogo único.

Composição da chave

Rodada Única da semifinal - 17/05/2003 – 16 horas

Chave E

1º time sorteado: Fonte Grande      x     4º sorteado: Ipiranga

2º time sorteado:Arvoredo     x     3º sorteado:Retiro

Obs: em caso de empate no tempo regulamentar, para se conhecer o vencedor, cobranças de cinco penalidades alternadas ou até que se conheça o vencedor.

Jogo Final - 24/05/2003

Vencedor de 1º x 4º: Fonte Grande       x     Vencedor 2º x 3º: Arvoredo

A partida final será realizada em campo neutro a ser definido pelo coordenador da Copa ou pelo Departamento Técnico da Liga Desportiva de Contagem, em partida única no dia 17/05/2003. Em caso de empate no tempo regulamentar, o vencedor e campeão, será conhecido através de cobranças de cinco cobranças de penalidades máximas ou alternadamente, até que se conheça o vencedor conforme circular nº 170, reformada pela nº 710, ambas da FIFA.

Dos jogos

07) - As partidas terão duração de 90 (noventa) minutos, divididos em dois tempos de 45 (quarenta e cinco) minutos cada, com intervalo de 15 (quinze) minutos entre os dois tempos para descanso. Em caso de empate no tempo normal em jogos da primeira fase (fase de classificação), deverá acontecer cobranças de cinco (5) penalidades máximas alternadas ou até que se conheça o vencedor para o ponto extra.

OBS:  os treinadores poderão exigir do árbitro da partida, uma parada denominada como “Parada Técnica” de duração de dois minutos, desde que seja solicitado por qualquer um dos técnicos até os 30 (trinta) minutos de cada tempo. Os treinadores deverão orientar sua equipe dentro de uma área específica sem se adentrar ao campo de jogo e sem que os atletas abandonem à linha de campo. A equipe que infringir este artigo poderá ser punida com a perda de pontos. Só poderá acontecer um pedido técnico por cada tempo, independente de quem o solicitar, desde que não ultrapasse os trinta (30) minutos de jogo de cada tempo.

08) – Cada associação deverá apresentar ao árbitro, antes do início da partida, no mínimo, duas bolas (bola da Copa) em condições de serem utilizadas e tantas quantas forem necessárias para o bom andamento do jogo e, caso a competição não se realize por falta deste material por uma das equipes, a Associação estará sujeita a pena da perda dos pontos.

09) – A Associação que tiver o mando de campo, além das demais medidas de ordem administrativas e técnicas, indispensáveis a segurança do espetáculo e a normalidade da competição, deverá colocar as redes, providenciar a demarcação do campo, inclusive a área técnica, observar e cumprir o disposto no artigo 298 e 300 do CBDF.

10) – As partidas serão realizadas nas datas, locais e horários estabelecidos nas Notas Oficiais emitidas pelo Departamento Técnico da Liga Desportiva de Contagem de acordo com  tabela. Após início da competição não serão permitidos inversões de mando de campo, salvo por decisão da Justiça Desportiva, presidência da Liga ou do Coordenador da competição.  

11) – A súmula será assinada pelos atletas dentro do campo do jogo, antes do início da partida. Em hipótese alguma, a súmula será assinada pelos atletas dentro do vestiário.

12) – Ao assinar a súmula, o atleta apresentará ao árbitro, impreterivelmente,  a Carteira de Identidade, fornecida pela Liga. Na falta deste, um documento de Identidade original, contendo sua fotografia, ficando inabilitado para a competição, o que deixar de cumprir está exigência.

13) – Antes dos atletas assinarem a súmula, cada Associação deverá apresentar ao árbitro, uma relação datilografada ou em letra de forma legível, com os nomes completos dos atletas e o número de seu documento, que irão participar da partida, inclusive dos que irão compor o banco de reserva, além de um diretor, do técnico, massagista, preparador físico e médico se houver, relação está, que não poderá ser completada após o início da partida.

14) – A não entrega da relação de atletas e inclusão de atletas irregulares, poderão as equipes sofrer as penas dos artigos 294 e 301 do CBDF.

15) – A equipe que iniciar a partida com número igual ou superior a sete (7) atletas e menos de onze (11), poderá completar o restante até o 11º atleta no decorrer da partida, desde que estejam relacionados.

16) – O árbitro devolverá ao término da partida, a relação de punições aplicadas, as Carteiras de Identidade, com exceção dos que contenham rasuras ou adulterações, os quais serão anexadas ao seu relatório ou súmula.

17) - Havendo necessidade de troca de materiais, está será feita pela equipe visitante.

Das condições de jogo

18) – Somente poderão participar da competição, atletas que atenderem as exigências dos requisitos da legislação esportiva em vigor, que tenham exame médico para a temporada 2003, idade mínima de 34 anos completos ou que completará até o dia 31 de dezembro de 2003 e que esteja inscrito na Liga.

O atleta poderá estar inscrito na Liga por qualquer outra equipe, não sendo necessário sua transferência para o clube que irá disputar, basta somente assinar a folha de inscrição do clube por quem irá disputar a competição.

19) – Não poderão participar da competição atletas que estiverem punidos pela Junta de Justiça Desportiva, em torneios, copas ou campeonatos promovidos ou supervisionados pela Liga Desportiva de Contagem ou outra entidade.

20) – Cada Associação poderá substituir durante a partida em qualquer tempo de jogo, no máximo cinco (5) atletas, independente da posição, sendo vetado o retorno a campo de atletas substituídos, expulsos ou excluídos.

21) – As equipes poderão inscrever no máximo 20 atletas para a competição, até o dia 16 de março de 2003, dentro do horário baixados pela Liga Desportiva, sendo vetado qualquer inclusão de atletas após este período. O atleta que se inscrever por mais de uma equipe, será eliminado da competição.

22) – O clube é responsável pelas atitudes inconvenientes de seus torcedores, atletas e dirigentes, e quem agredir árbitros, auxiliares ou representante, serão eliminados da competição, tornando nulos todos  os seus resultados obtidos.

Das taxas de arbitragens

23) – O valor das taxas de arbitragens será de acordo com a tabela em vigor da Liga Desportiva. Caberá a cada Associação disputante, efetuar o pagamento da taxa do árbitro, todas às quintas-feiras que antecede a rodada, na Tesouraria da Liga, que lhe dará emitirá o recibo como garantia de que o pagamento foi efetuado.

a)     – Caso o árbitro escalado deixar de comparecer a campo, cada equipe providenciará um representante para apitar ao jogo, trabalhando o que for sorteado, devendo o escolhido, receber o valor da taxa, comprovado através da súmula, mesmo que provisória e que deverá ser entregue ao departamento técnico da Liga, até três dias após o jogo, onde receberá o valor estipulado, depositado pelas duas equipes. As equipes que deixarem de cumprir esta exigência, serão consideradas perdedoras pelo placar de 1 x 0.

Das disposições finais

24) - Serão conferidas as seguintes premiações:

a)     – Equipe campeã: Troféu Vereador Joaquim da Loja

b)     – Equipe vice-campeã: Troféu Secretário de Esporte Breno Lucas

c)     –Artilheiro da competição: um troféu

d)     –Goleiro menos vazado: um troféu

e)     – Treinador campeão: um troféu

25) – Quaisquer mudanças nas regras do jogo e que por ventura venham a ser introduzidas pela I.B (Internacional Bord – FIFA), CBF ou F.M.F. deverão ser cumpridas durante a competição, entrando em vigor na rodada seguinte.

25) – Compete ao Coordenador ou Departamento Técnico da Liga, interpretar as disposições do regulamento e das normas nos termos expressamente estabelecidas e demais legislações desportivas, supervisionadas, emanadas das entidades superiores.

26) – Os casos omissos ou que venham gerar dúvidas, serão resolvidos pelo coordenador, Departamento    Técnico da Liga ou pelo presidente da Liga.

Publique-se e cumpra-se  

Ernani Marcos do Carmo Presidente da Liga Desportiva - Ivan Marques (Japão) - Coordenador da competição

Gabinete do vereador Joaquim da Loja