Liga Esmeraldense de Desportos

Fundada em 30 de abril de 1973 - Utilidade Pública Municipal - Lei nº 989/87

Filiada à Federação Mineira de Futebol - C.N.P.J. 22.734.016/0001-60 - CEP: 35740-000 - Esmeraldas - MG

E-mail: ronaldocanhao@bol.com.br

         
 

Nota Oficial 002/2009

Dispõe sobre o Regulamento do Campeonato Amador de Futebol de Esmeraldas – Divisão Especial / Temporada 2009

O Presidente da Liga Esmeraldense de Desportos, no uso de sua atribuições legais, e nos termos da decisão do Conselho Técnico competente, em reunião realizada em 22 de março de 2009:

RESOLVE:

Publicar com o presente Nota Oficial, as normas estabelecidas e aprovadas pelo Conselho Técnico, para a disputa do Campeonato Amador de Futebol de Esmeraldas – Divisão Especial, na temporada 2009.

I – CLUBES INTEGRANTES DA  DIVISÃO ESPECIAL:

Art. 1º - Participarão do Campeonato Amador de Futebol de Esmeraldas – Divisão Especial/2009 as 10 (dez) seguintes associações:

Alvorada Futebol Clube – Vargem Bento da Costa

Bambuense Futebol Clube – Bambus

Botafogo Futebol Clube – Tijuco

Campo Alegre Futebol Clube – Campo Alegre

Campolina Futebol Clube – Sede

Ideal Esporte Clube – Caracóis de Baixo

Lua Nova Futebol Clube – Tijuco

União Vista Alegre Futebol Clube – Vista Alegre 

Vasco da Gama Futebol Clube – Sede

Vila Nova Futebol Clube – Bairro Novo Retiro

II – INÍCIO DO CAMPEONATO:

Art. 2º - O Campeonato terá o inicio no dia 26 de julho de 2009 e termino até 18 de outubro de 2009, ressalvado fato impedido superveniente.

III – FORMA DE DISPUTA:

Art. 3º - O Campeonato da Divisão Especial/2009, será disputado pela 10 (dez) associações inscritas, em 03 (três) fases: Preliminar, semi-final e final, com as data e praças desportivas para a realização dos respectivos jogos constantes da tabela de jogos.

IV – FASE PRELIMINAR:

Art. 4º - A fase preliminar será disputado pelas 10 (dez) associações em 01 (um) turno de modo que cada associação jogue uma partida com as demais disputantes.

Parágrafo Único: Nesta fase todos os campos terão condições de jogos.

Art. 5º - Ao término das partidas previstas para a Fase Preliminar, as 04 (quatro) associações primeiras colocadas por pontos ganhos, estarão classificadas para a fase Semi-final.

Art. 6º - Terminada as partidas prevista para a Fase Preliminar, se 02 (duas) ou mais associações estiverem empatadas na soma geral de pontos ganhos, para se apurar a ordem de classificação da 10 (dez) associações, obedecidos aos critérios na forma abaixo estabelecida, pela ordem, até o desempate:

A)    – Maior número de vitórias;

B)    – Maior saldo de gols;

C)    – Maior número de gols conquistados;

D)    – Caso somente 02 (duas) associações continuarem empatadas em uma das colocações, o desempate será a favor da associação que somar o maior número de pontos ganhos no confronto direto;

E)     – Menor número de cartões vermelhos;

F)     – Menos número de cartões amarelos;

G)    – Sorteio.

V – FASE SEMI-FINAL:

Art. 7º - A Fase Semi-Final, será disputada pelas 04 (quatro) associações classificadas da fase preliminar no sistema de “Mata-Mata”, com as partidas de ida e volta, conforme abaixo estabelecido:

Grupo 01 – 1º Colocada  x  4º Colocada

Grupo 02 – 2º Colocada  x  3º Colocada

Parágrafo Único: As associações melhores classificadas na Fase Preliminar, farão jus à escolha do mando de campo da 2º (segunda) partida. Nesta Fase só terão condições de jogo os campo que tiverem vestiários e alambrados em condições de uso.

Art. 8º - Ao término da 2º (segunda) partida prevista para essa fase, se as associações estiverem empatadas na soma de pontos ganhos, para apurar a ordem de classificação das mesmas será obedecidos os critérios na forma abaixo estabelecida, pela ordem, até o desempate:

A)    – Maior saldo de gols na Fase Semi-final;

B)    – Melhor classificação na Fase Preliminar.

VI – FASE FINAL:

Art. 9º - A fase final será disputada pelas 02 (duas) associações vencedoras na fase semi-final, no sistema de ida e volta, na forma de “mata a mata”.

Parágrafo Único: A associação melhor classificada na soma de pontos ganhos na fase preliminar e semi-final, fará jus à escolha do mando de campo da 2º (segunda) partida.

Art. 10º - Ao término das partidas prevista para a fase final, se as 02 (duas) associações estiverem empatadas na soma de pontos ganhos, para se apurar a associação campeã da temporada, serão obedecidos os critérios na forma abaixo estabelecida, pela ordem, até o desempate, levando em consideração a fase correspondente:

A)    – Maior saldo de gols na Fase Semi-final;

B)    – Persistindo o empate, será considerada campeã da temporada a associação melhor pontuada  na Fase Preliminar e Fase semi-final.

VII – MANDO DE CAMPO:

Art. 11º - Terão o mando de campo das partidas as associações à esquerda da tabela de jogos.

Art. 12º - Em caso de cores idênticas nos uniformes, caberá a associação mandante a troca dos mesmos.

Art. 13º - Caberá a equipe mandante a manutenção de bolas durante a realização da partida.

VIII – ACESSO E DESCENSO:

Art. 14º - As 02 (duas) associações ultimas colocadas na classificação geral na soma de pontos ganhos, na fase preliminar, serão rebaixadas para a divisão imediatamente inferior (Campeonato da Primeira Divisão).

Parágrafo Único: Se ao término da disputa da Fase Preliminar, haja empate na classificação final entre 02 (duas) ou mais associações para conhecer as associações que serão rebaixadas, adotar-se-ão os critérios estabelecidos no Art. 6º deste regulamento.

Art. 15º - Fica mantido o acesso de 02 (duas) associações da Divisão Imediatamente Inferior (Campeonato da Primeira Divisão).

IX – DA CONTAGEM DE PONTOS:

Art. 16º - O Campeonato Amador de Futebol de Esmeraldas – Divisão Especial, na temporada 2009, será regido pelo sistema de pontos ganhos, observando o seguinte critério:

A)    Por vitórias – 03 (três) pontos ganhos;

B)    Por empates – 01 (um) ponto ganho

Art. 17º - As associações disputantes de cada Fase prevista neste regulamento, iniciarão a disputa com 0 (zero) ponto ganho.

Art. 18º - Quando por decisão da Justiça Desportiva forem atribuídos pontos ganhos a qualquer associação que tenha perdido em um competição, o resultado de campo será abandonado para efeito de calculo de numero de vitórias, assim como o saldo de gols, o numero de gols conquistados, confronto direto, ou qualquer critério, concedendo-se para todos os efeitos à associação que obtiver ganho a causa o placar de 3 x 0 (três a zero).

Art. 19º - Fica sem nenhum efeito todos os resultados obtidos, positivos ou negativos conquistados, pela associação eliminada ou que abandonar a disputa do campeonato, sem prejuízos cominações previstas no CBJD.

Art. 20º - Na Hipótese da aplicação do Artigo 214 do CBJD, será adotada a pena estabelecida na Legislação Desportiva vigente que regula a matéria

X  - DAS PARTIDAS:

Art. 21º - As partidas serão realizadas nos locais, datas e horários estabelecidos na tabela de jogos.

Art. 22º - A associação esportiva que der causa ao atraso do inicio ou reinicio da partida, incorrerá as penas impostas pelo CBJD, conforme relato do arbitro da partida.

Parágrafo Único – O limite de atraso será 15 minutos para o inicio da partida.

Art. 23º - Os locais, horários e datas estabelecidas na tabela de jogos poderão ser alterados pelo Presidente da Liga Esmeraldense de Desportos, quer de oficio ou atendendo a associação mandante, com concordância de sua adversária, desde que faça com 05 (cinco) dias da data que anteceda a partida.

XI – CONDIÇÃO DE JOGO:

Art. 24º - Poderão participar do Campeonato Amador de Futebol de Esmeraldas – Divisão Especial/2009, 30 (trinta) atletas amadores de futebol, que estiverem regularmente registrados na Liga Esmeraldense de Desportos.

Parágrafo Único – Para a 1º (primeira) rodada do campeonato, a documentação completa dos atletas deverá estar protocolado na Liga Esmeraldense de Desportos, inclusive com a liberação da transferência de outras Ligas, fornecida pela Federação Mineira de Futebol, até as 19:00 horas do dia  22 de julho de 2009 (quarta-feira), ou seja 02 (dois) dias úteis de intervalo mínimo antes do inicio da partida, o que prevalecerá também para as demais rodadas até o ultimo dia estabelecido para as inscrições dos atletas.

Art. 25º - Cada associação poderá substituir durante as competições em qualquer tempo de jogo, no máximo 05 (cinco) atletas, sendo vedada à volta de atleta já substituído.

Art. 26º - O controle do numero de cartões amarelos e vermelhos recebidos pelo atleta é da exclusiva responsabilidade dos clubes participantes da competição, bem como as penalidades impostas pela Justiça Desportiva

Art. 27º - O dia  26 de agosto de 2009 (quarta-feira), até as 17:00 horas, será considerado o ultimo dia para inscrição de atletas, e os inscritos ou transferidos após a data aqui estabelecida não terão condições de jogo.

XII – DOS ATLETAS:

Art. 28º - Todos os atletas, inclusive os 07 (sete) que ficarem na Regra III, deverão assinar a súmula antecipadamente, apresentando ao representante da Liga Esmeraldense de Desportos, o cartão de identidade fornecido pela entidade, e na falta deste, a carteira de Identidade fornecida pela Policia Civil, ficando inabilitado para a competição os que deixarem de cumprir estar exigência.

XIII – INFRAÇÕES E PENALIDADES:

Art. 29º - Ressalvadas as sanções de natureza regulamentar aqui expressamente prevista, as infrações disciplinares serão processadas e julgadas na forma estabelecida no Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

XIV – ADIAMENTO, INTERRUPÇÃO OU SUSPENSÃO DA PARTIDA:

Art. 30º - Qualquer partida em virtude de mau tempo ou por motivo de força maior, poderá ser adiada ou suspensa pelo árbitro designado,  obedecendo ao que estabelece o Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Parágrafo Primeiro: No interesse da Disputa do Campeonato, o Departamento da LED, poderá programar nova partida, quando for o caso, mantendo local e horário.  Dela poderão participar todos os atletas em condições de jogo na data programada da partida remanejada.

Parágrafo Segundo: A partida paralisada no seu transcorrer pelo arbitro por motivo fortuito, será julgado pela  Justiça Desportiva.

Parágrafo Terceiro: Se por decisão da Justiça Desportiva for decretada perda de pontos em disputa a favor do adversário, ao ganhador da causa será computado 03 (três) pontos na classificação a fase correspondente.

XV – TROFÉU E TÍTULO:

Art. 31º - Associação que conquistar o título de campeão da Divisão Especial – Temporada 2009, será conferia pela Liga Esmeraldense de Desportos  01 (um) troféu alusivo a sua conquista, além de 40 (quarenta) medalhas douradas, para seus atletas e comissão técnica.

Parágrafo Único : A associação vice-campeã da Divisão Especial – Temporada 2009, será conferida pela Liga Esmeraldense de Desportos 01 (um) troféu além de 40 (quarenta) medalhas prateadas, para seus atletas e comissão tecnica.

XVI – DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS:

Art. 32º - As bolas utilizadas durante as partida será de responsabilidade do mandante.

Art. 33º - Caberá a associação mandante a troca de uniformes, quando solicitado pelo arbitro, em caso de igualdade de cores.

Art. 34º - Caberá ao mandante a segurança na sua praça de esportes.

Art. 35º - Este regulamento entrará em vigor na data de sua publicação.

  Daniel Nunes Batista

 Presidente / LED

Ronaldo Rodrigues Garcia

Diretor Técnico / LED

 

futebol1.gif (4527 bytes)