Liga Desportiva de Pará de Minas / MG

Rua do Cruzeiro, 351 - Pará de Minas - Minas Gerais  

Fundada em 25/06/1975

Equipes Participantes Tabela e Resultados Classificação

Notícias do Torneio

Campanha do Campeão
         

 

2º Torneio Inter-Bairros de Futsal 2004

Regulamento

CAPÍTULO I

A fórmula de disputa

Art. 1º - O torneio será composto de 10 equipes, dispostas em duas chaves de 5 times cada, jogando todas contra todas, em turno único, jogando dentro de sua própria chave, no total cada equipe realizando 3 jogos.  A vitória valerá 3 pontos e o empate 1 ponto.

§ 1º - Classificarão as 3 primeiras colocadas de cada chave para a fase seguinte, onde a 1ª colocada de cada chave se classificará diretamente para a Fase Semifinal. Numa fase de Repescagem a 2ª da Chave da chave A jogará com a 3ª da chave B.  E a 2ª da chave B jogando com a 3ª da chave A. (Vide Tabela)

§ 2º - Na 1ª fase em caso de empates em pontos ganhos entre duas ou mais equipes, serão considerados os seguintes critérios de desempate:

I – número de vitórias

II – saldo de gols (diferença entre o número de gols marcados e o número de gols sofridos)

III – número de gols marcados

IV – menor número de cartões vermelhos

V – menor número de cartões amarelos

VI – sorteio

§ 3º - Nas fases semifinal e final, as disputas serão em jogo único, sem vantagem de empate para nenhuma equipe, sendo que em caso de empate no tempo normal as disputas irão para os penalts (conforme regras oficiais do futsal).

CAPÍTULO II

Eliminação de uma equipe da  competição

Art. 2º - Se a equipe não pagar a taxa de inscrição no tempo hábil, ela será automaticamente eliminada do torneio, sendo que seus resultados até então, serão desconsiderados, não havendo prejuízo para nenhuma outra agremiação.

Parágrafo Único – Se a equipe for considerada perdedora por W.O., ela será automaticamente eliminada do torneio, sendo que seus resultados até então serão desconsiderados, não havendo prejuízo para nenhuma outra agremiação.

CAPÍTULO III

Quando uma equipe é considerada perdedora por W. O.

Art. 3º - uma equipe é considerada perdedora por W. O. quando:

I – Não comparece à partida.

II – Não entra em quadra com o número mínimo de atletas.

III – Não entra em quadra no tempo de tolerância especificado.

CAPÍTULO IV

As partidas

Art. 4º - As partidas serão disputadas em 2 tempos de 20 minutos, sendo 5 minutos o intervalo de um tempo pra outro.

§ 1º - As equipes que vão fazer a primeira partida da rodada têm 15 minutos de tolerância para entrar em quadra, sendo que ao contrário, serão considerados perdedores por W. O..

§ 2º - As equipes que vão fazer as partidas seguintes têm 10 minutos de tolerância, a contar o encerramento da partida anterior.

§ 3º - As equipes serão obrigadas a se apresentar devidamente uniformizadas, uniforme completo, ou seja, camisas do mesmo modelo, calções e meiões da mesma cor.  Ao contrário está sujeita à perda dos pontos.

§ 4º - Caso duas equipes apresentem uniformes parecidos, dificultando a atuação da arbitragem, e o juiz principal da partida julgando necessário, a equipe que estiver do lado esquerdo da tabela, ou seja, aquela que teoricamente for a equipe mandante, terá 10 minutos para trocar o uniforme.  Ocorrendo o contrário está sujeita à perda dos pontos.

§ 5º - Cada equipe, no momento de sua partida, deverá apresentar à mesa, uma bola em condições de jogo.

§ 6º - As equipes deverão se apresentar em quadra com número completo de atletas, não podendo iniciar a partida sem o número suficiente de jogadores.  Ou seja, pra iniciar a partida, a equipe é obrigada a começar com 5 atletas.  Ao contrário será considerada perdedora por W. O..

§ 7º - As partidas serão ministradas sob as regras oficiais de futsal.

CAPÍTULO V

Suspensões

Art. 5º - O atleta que acumular 2 cartões amarelos em partidas subseqüentes será suspenso da partida seguinte.

§ 1º - O atleta expulso está automaticamente suspenso da partida seguinte.

§ 2º - O cartão vermelho não zera os amarelos já acumulados anteriormente.

§ 3º - Ao final da 1ª fase os cartões amarelos serão zerados.  Mas se no último jogo o atleta tiver sido expulso, ou acumulado 2 cartões amarelos, e se caso sua equipe tiver se classificado para a fase semifinal, ele terá que cumprir a suspensão automática.

§ 4º - As equipes que colocarem jogadores suspensos para atuar estarão sujeitas à perda dos pontos da partida.

CAPÍTULO VI

Atletas

Art. 6º - Cada equipe pode inscrever 12 atletas de seu referido bairro para a competição. Porém cada equipe poderá inscrever 2 atletas de outro bairro, sendo que um necessariamente tem que ser um goleiro.

§ 1º - O jogador que assinar para mais de uma equipe está automaticamente eliminado do torneio.

§ 2º - A equipe que colocar algum jogador irregular, que não esteja inscrito, ou também inscrito pra outra equipe, também está sujeita à perda dos pontos.

§ 3º - A folha de inscrição de atletas deve ser entregue no ato do primeiro jogo.

CAPÍTULO VII

Artilheiro

Art. 7º - Obviamente será considerado artilheiro aquele atleta que tiver feito o maior número de gols durante o transcorrer da competição.

§ 1º - Se 2 ou mais atletas, de equipes diferentes,  estiverem empatados na artilharia, com o mesmo número de gols, será considerado artilheiro o jogador da equipe mais bem classificada.

§ 2º - Se 2 ou mais atletas, de uma mesma equipe, estiverem empatados na artilharia, com o mesmo número de gols, será considerado artilheiro o jogador que tiver atuado em menos partidas.  Persistindo o empate será considerado artilheiro o atleta mais velho.

§ 3º - Para efeito de artilharia serão desconsiderados aqueles gols feitos em equipes que porventura vierem a ser eliminadas por W. O. do torneio.

CAPÍTULO VIII

Goleiro menos vazado

Art. 8º - Para verificação do goleiro menos vazado, será considerado apenas as 4 equipes que disputarem as fases finais. Será considerado o goleiro menos vazado, o goleiro da equipe que tiver tomado menos gols entre essas 4 equipes, durante toda a competição.

Parágrafo Único – Em caso de empate entre 2 ou mais goleiros, será considerado melhor goleiro aquele da equipe mais bem classificada.

CAPÍTULO IX

Recursos

Art. 9º - As equipes que se sentirem lesadas podem entrar com recurso, “por escrito”, perante aos organizadores do torneio.

CAPÍTULO X

Taxa de inscrição

Art. 10º - Definida na assembléia das equipes.

CAPÍTULO XI

Premiação

Art. 11º - Definida na assembléia das equipes.

CAPÍTULO XII

Início Previsto

2ª quinzena de agosto

futebol1.gif (4527 bytes)