Liga Desportiva de Moeda / MG

Presidente: Wagner Antonino dos Santos

CNPJ: 04.411.022/0001-03 - Telefones: (31) 3575-1361 - (31) 3575-1238 

E-mail:ligadesportivamoeda@terra.com.br

   
 

“DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DA COPA SÊNIOR “VETERANO”

            Com o objetivo de congregar e ampliar o futebol da Categoria Sênior, como meio de lazer, cultura, saúde e uma prática sadia do esporte a Liga Desportiva de Moeda através do Diretor Técnico da LDM, no uso de suas atribuições legais, nos termos da decisão do Conselho competente em reunião realizada em 08 de agosto de 2007.

RESOLVE:

            Publicar com a presente Nota Oficial 001/2007, as normas estabelecidas para a disputa do Campeonato da categoria SENIOR “VETERANO”, temporada de 2007, de acordo com a lei nº 8.672/93 de 06/07/1993, regulamentada pelo Decreto nº 981 de 11/11/1993, em observância nos dispostos e de conformidade com o estabelecido no parágrafo 2º do artigo 56 do Estatuto da Federação Mineira de Futebol com o reconhecimento da Federação Mineira de Futebol - FMF.

6ª C O P A   S Ê N I O R 

Versão 2007

REGULAMENTO

Art. 1 - Dos Clubes participantes

Participarão do Campeonato SENIOR “VETERANO” as seguintes associações:

Casinhas Futebol Clube

Brumadinho - MG

Esporte Clube Estrela Vermelha

Pedra Vermelha – Moeda-MG

Joelho D´Água Futebol Clube

Moeda-MG

Mocidade Independente Moedense - MIMO

Moeda-MG

Santa Cruz Futebol Clube

Olaria – Moeda-MG

União da Barra Futebol Clube

Moeda

Art. 2 - Do início e término do Campeonato

O Campeonato SENIOR “VETERANO”, terá início no dia 26 de agosto de 2007 e seu término provavelmente em 14 de outubro de 2007.

Art. 3 - Dos Clubes participantes

Participarão do Campeonato SENIOR “VETERANO”, de que trata este Regulamento, na presente temporada, as associações inscritas e que figuram na tabela de jogos, publicada através de Nota Oficial que passa a fazer parte integrante deste regulamento.

Art. 4 - Da forma de disputa

O Campeonato SENIOR “VETERANO” será disputado em jogos de ida classificando os dois primeiros colocados. Nota: Todas as partidas serão realizadas no estádio Moedão em Moeda com exceção do Santa Cruz Futebol Clube que fará seus mandos de campo no seu estádio na localidade de Olaria, município de Moeda-MG.

Parágrafo Único: Fica determinado que a partida da (final) independente das equipes envolvidas será realizada no estádio Moedão na cidade de Moeda/MG.

Art. 5 - Da contagem de pontos

O Campeonato SENIOR “VETERANO” será regida pelo sistema de Pontos Ganhos, observando o seguinte critério:

a)      Por Vitória – 03 (três) pontos ganhos;

b)      Por Empate – 01 (um) ponto ganho.

Parágrafo Único – Em caso de empate por pontos ganhos entre 2 (duas) ou mais associações o critério de desempate será estabelecido da seguinte forma:

·         Maior número de vitórias;

·         Maior saldo de gols;

·         Maior número de gols conquistados;

·         Menor número de gols sofridos;

·         Maior número de cartão amarelo;

Art. 6 - Quando por decisão do Tribunal de Justiça. “Os atletas serão julgados pela súmula conforme determina do CDBF”.  Havendo necessidade de decisão por parte do Tribunal, este reunirá às quartas-feira ás 19:00 horas. Os resultados das decisões do TJD serão publicado no Estabelecimento do Sr. Elmo, anexo ao estádio Moedão, todas as sextas-feiras.

Art. 7 - Dos jogos

O Diretor do Campeonato Sr. Maurílio dos Santos por motivo de força maior, para atender o interesse da Entidade ou dos Clubes disputantes, assim, como em cumprimento a determinações superiores ou do governo, seja este Federal, Estadual ou Municipal, poderá alterar o horário previsto deste regulamento para o início da partida, desde que o faça até 72 (setenta e duas) horas antes, através de Nota, e, comunicado as associações diretamente interessadas por escrito.

Art. 8 – Todas as Associações terão a obrigação de efetuar o pagamento da taxa no ato da entrega de suas listas no valor de R$150,00 (cento e cinqüenta reais). Este valor será usado para pagamento de taxa de arbitragem na fase de classificação, e aquisição dos troféus de premiação.

Parágrafo Único: Dentro do campo de jogo, nas linhas limítrofes somente poderão permanecer o um Técnico, um Massagista, um diretor e o Presidente que tenha assinado a súmula. Existindo banco de reserva os atletas “Regra III” e os demais elementos constantes poderão sentar no local destinado. Não há número estabelecido de atletas “Regra III” em reserva, porém, os reservas terão que estar devidamente uniformizados para permanecer em campo. Todos os reservas tem que assinas súmula.

Art. 9 - Dos uniformes das Associações

É obrigatório o contato entre as duas equipes que farão partida antecedente para não haver duplicidade em cores iguais de uniforme, ficando a responsabilidade para os envolvidos.

Art. 10 - Das bolas para a partida

Todas as Associações terão por obrigação de apresentar duas bolas em condições de jogo.

Art. 11 - Da condição de jogo do atleta

Somente poderão participar do Campeonato SENIOR “VETERANO” todos os atletas que estiverem regularmente inscritos em uma lista computadorizada com nome completo e, nome do técnico, nome do massagista e do Diretor e o Presidente. Nota: todos os nomes constantes na lista terão que estar completo. Nota1: Os atletas inscritos na função de goleiro terá que estar identificado na lista, dois atletas terão que ter nascido no ano 1972 e que poderão ser de fora abaixo também terá sua identificação na lista, e mais inscrições de três atletas nascidos no ano de 1976 e os restantes dos atletas relacionado acima nascidos no ano de 1972.

Art. 12 - É de inteira responsabilidade da associação disputante o estado clínico de seus atletas inscritos para a competição.

Art. 13 - Cada associação poderá efetuar durante a competição em qualquer tempo de jogo, o máximo de 07 (sete) substituições de atletas mais o goleiro, sendo vedado á volta do atleta já substituído.

Art. 14 - O atleta cujo nome mostra-se em duas ou mais equipes será confirmado a sua inscrição na equipe que primeiro jogar, sendo que as demais equipes perderão a inscrição do atleta, não podendo substituí-lo.

Art. 15 - Dos atletas participantes

Ao assinar a súmula, o atleta apresentará ao (mesário) (a), (árbitro) um documento de comprovação (Identidade, carteira de motorista ou documento com foto oficial), caso não apresente documento de identificação o Diretor do Campeonato fará conferência e se constatar irregularidade do atleta a equipe do qual pertence, perderá 6 (seis) pontos na tabela de classificação. Obs.: Para a maior representatividade do documento a Carteira de Identidade deverá fazer parte impreterivelmente no ato da assinatura da súmula.

Art. 16 - Nenhuma partida do Campeonato SENIOR “VETERANO” poderá iniciar com menos de 7 (sete) atletas em qualquer das associações disputantes.

Parágrafo Único: Ocorrendo o fato no decorrer da partida, será esta encerrada pelo Árbitro, observando o prazo de 20 (vinte) minutos, independentes das demais sanções .

Art. 17 - Das inscrições

Todas as Associações deverão inscrever seus atletas com o limite de inscrição de 20 (vinte) atletas. Sendo goleiro sem limite de idade, 2 (dois) atletas nascidos no ano 1972 sendo de fora, três atletas nascidos no ano 1976 e o restante nascido no ano de 1972.

Art. 18 - A equipe que deixar de comparecer para realização do jogo será eliminada da competição. Em caso de eliminação de uma equipe os resultados dos jogos por ela realizados serão mantidos e por realizar o resultado de 1x0 (um a zero) para seu adversário.  

Art. 19 - Punição

O atleta que receber 2 (dois) cartões amarelos ficará automaticamente fora da próxima partida. O atleta que receber cartão vermelho ficará automaticamente fora da próxima partida e dependendo do motivo da sua expulsão vai a julgamento da TJD, podendo o atleta ser julgado e condenado a cumprir suspensão imposta. O atleta que receber cartão amarelo na partida e consequentemente for expulso por receber um segundo cartão amarelo na mesma partida, este sim o cartão vermelho não elimina o cartão amarelo da partida, e será acrescido na somatória de outros cartões amarelo por ventura recebido.

Nota: Na final não serão anulados cartões por ventura recebido em partida na fase de classificação.

Art. 20 - Classificação

Classificarão as 2 (duas) equipes que fizerem maior número de pontos ganhos durante a competição nos jogos de ida, com vantagem da equipe de melhor campanha jogar pelo empate.

Art. 21 - Final

A final do Campeonato SENIOR “VETERANO” de Moeda, será disputada em uma única partida, sendo que a equipe finalista que obtiver melhor campanha (maior número de pontos, saldo de gols, maior nº vitórias) na fase de classificação jogará a partida final por um empate para ser a campeã. O Horário da final será as 10:30 horas e o dois finalistas farão a divisão das despesas envolvendo a final do campeonato.

Art. 22 - Recursos

As equipes disputantes poderão apresentar recursos junto a TJD, sempre que julgarem prejudicados em seus direitos e ainda tiverem subsidiadas de provas concretas da queixa apresentada. Os recursos deverão ser requeridos em duas vias de igual teor e assinados pelos responsáveis das equipes, devendo ser encaminhadas ao Diretor do Campeonato até 48 horas após o encerramento da partida que deu origem a reclamação.

Parágrafo Único: Para apresentação recurso junto a TJD será imposta a taxa de R$30,00 (trinta reais)

Art. 23 - Mesário

É de inteira responsabilidade LIGA DESAPORTIVA DE MOEDA.

Art. 24 - Árbitros

Os árbitros serão relacionados: Denerson Jesus Monteieor, Edimar Coutinho, Sinvaldo de Souza, Geraldo, Carioca.

Art. 25 – Somente a partida final da Competição é que apresentará um trio de árbitro, sendo que a final está programada para o estádio Moedão em Moeda e as despesas com a arbitragem da final e marcação de campo estará sendo dividida pelas duas equipes finalistas e o horário da final será as 10:30 horas. 

Art. 26 - A agressão física consumada, ao Árbitro ou a seus assistentes, que forem praticadas por atletas, dirigentes, massagista ou empregados, imputáveis a associação mandante ou visitante vão a julgamento pela súmula.

Art. 27 - Premiação

Troféu de Campeão, troféu de vice-campeão, troféu artilheiro, técnico, troféu goleiro destaque. Para o Campeão será oferecido 1 (uma) caixa de cerveja Skol do U.T.I. Bar para ser degustada no mesmo.

Art. 28 - Taxa

Cada associação disputante do Campeonato SENIOR “VETERANO” de que se trata este regulamento deverá depositar a taxa de R$150,00 (cento e cinquenta reais) na fase de classificação. Conforme artigo 21 deste regulamento a partida da final as despesas serão divididas entre as equipes finalista. NOTA 1: a partida da final, a arbitragem será de responsabilidade dos respectivos finalistas, conforme decisão na reunião.

Art. 28 – Marcação de Campo e Limpeza do Vestiário

É de responsabilidade das quatros equipes que jogarão todos os domingos fazer a marcação de campo e limpeza do vestiário, sendo que o comum acordo das equipes terão que ser feita com antecedência para não haver discordância.

Art. 33 - Das disposições gerais

A lista deverá ser entregue no máximo até o dia 23 de agosto de 2007.

ANOTE-SE, AFIXE-SE E CUMPRA-SE                                         

BOA SORTE

Maurílio dos Santos

Diretor Técnico da  LDM

futebol1.gif (4527 bytes)