Fatos Curiosos na história do Juping

·         Existia em Pingo D’água duas equipes; o Saete que foi fundado em 1972 e o Flamenguinho fundado em 1974,  inspirado no grupo de jovens da igreja católica , o  JUNAC , alguns jovens que faziam parte deste grupo resolveram em 15/12/1979 fundar o JUPING ESPORTE CLUBE, que mais tarde seria o mais conhecido e famoso que os dois rivais.

·        Em 1982 em uma partida amistosa contra o Cruzeirinho do Quartel do Sacramento, mesmo com uma equipe visivelmente superior  em seu elenco, o Juping terminou o 1º tempo perdendo por 4x0, e devido uma discussão entre os jogadores do Cruzeirinho não houve o 2º tempo, poderia ter sido ainda pior.

·        Aproveitando a fartura de uniformes que sempre foi muito bem guardado pela sua diretoria  o Juping em várias partidas se dava ao luxo de iniciar o jogo com um tipo de uniforme e no intervalo  voltar com outro para alegria e satisfação  de seus torcedores, e lógico para inveja e ódio dos rivais.

·        No dia 03/05/1993 na final do torneio dia do trabalhador  o Juping estava vencendo o Flamenguinho, seu maior rival por 1x0 quando aos 43 minutos do 2º tempo membros das torcidas das duas equipes iniciaram uma briga que estendeu para dentro do campo, onde o árbitro deu fim à partida e o Juping ficou com o título.

·        No primeiro ano (1994) que disputou o campeonato Acesitano por determinação da Liga Acesitana filiada à FMF  exigiu que o campo teria que ser  alambrado, com a união da equipe e diretoria alambramos o campo e fabricamos todas as placas de muro, e o resultado foi um campo murado e cobramos até ingresso para ver os jogos.

·        Neste primeiro ano de Acesitano (1994), além de chamar a atenção e encantar várias pessoas amantes do futebol e órgãos  da imprensa falada e escrita de todo o vale do aço e região o Juping também recebeu o troféu disciplina nas categorias Júnior e Amador.

·        Em 1997 no primeiro jogo do mata-mata entre Vila Nova e Juping no bairro Quitandinha em Timotéo,  o ônibus com a torcida e jogadores  do Juping foi cercado por torcedores do Vila e só foi liberado com a chegada dos Policiais Militares que escoltaram o ônibus até a saída da cidade de Timotéo.

·        No ano de 2002  a seleção Acesitana contou com  5 jogadores do Juping em seu elenco, foram eles: Goleiro: Marcinho, Lateral: Sandrinho, Zagueiro: Nelsinho, Meio Campo: Jorge Vone, Atacante: Fabinho.

·        No dia 03/08/2003, tudo estava certo: Seria a 5ª rodada  do Campeonato Acesitano, a Rádio Educadora de Coronel Fabriciano estava presente para transmissão do jogo Juping x Industrial, pela primeira vez uma emissora de rádio transmitindo na cidade de Pingo D’água, o problema foi o uniforme, pois as cores do Industrial  eram iguais à do Juping, tricolor (preto, vermelho e branco),  todas as camisas que mostrávamos ao árbitro era recusado, realmente confundiria os times em campo, o árbitro  e a imprensa presente; qual seria a solução? Isso mesmo ir até o nosso maior rival e pedi-los a camisa emprestada e pela primeira vez na história  do Juping  um jogo transmitido por uma rádio  dentro de Pingo D’água  usando a camisa rubro-negra do rival Flamenguinho para a disputa de um jogo do campeonato Acesitano, não devemos esquecer de agradecer ao seu  presidente  pelo bom senso de colaborar para que isso acontecesse em prol do futebol da cidade.

Divulgação e Valorização do Futebol Amador de Minas Gerais

Marco Antônio Caetano de Andrade - Contagem / MG