Futebol Amador de Minas Gerais

O Esporte do Verdadeiro Amor à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

   
 

Fonte: www.supernoticia.com.br

 

Briga no Tapetão atrasa o Campeonato da Primeira Divisão de Ribeirão das Neves

Campeonato da Primeira Divisão ainda não definiu fórmula nem número de participantes

Grêmio Azul é o atual campeão da Primeira Divisão de Neves

Ainda não foi definida a fórmula de disputa nem mesmo o número de equipes que irão participar do Campeonato Adulto da Primeira Divisão da Liga Desportiva de Ribeirão das Neves (LDRN).

O principal motivo da indefinição tem origem na final da Segunda Divisão de 2007, após o Horizonte, do Justinópolis, conquistar o título sobre o seu rival Pracinha, em final realizada no campo do Minas Gerais. Na ocasião, tumultos entre jogadores e excessos nas comemorações fizeram com que a Liga de Neves punisse o Horizonte com a perda do acesso, indicando o Prata, terceiro colocado, como o substituto do campeão na Primeira Divisão de 2008.

O Horizonte contestou o ato da Liga e levou o episódio para ser analisado no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), onde recebeu o ganho de causa.

Em reunião na sede da LDRN, na última quinta-feira, Liga e clubes divergiram quanto ao número de equipes que irão disputar a competição, inicialmente programada para o dia 3 de agosto. A entidade propõe que, excepcionalmente nesta edição, a competição tenha 18 equipes e não 16, número de costume. Além do Horizonte e Pracinha, subiriam também o Prata e o Atalanta, terceiro e quarto colocados da Segunda Divisão de 2007.

O problema é que, para a Primeira Divisão voltar a ter 16 integrantes, quatro equipes teriam que ser rebaixadas neste ano ou então a Segunda Divisão seria disputada sem os dois acessos, fatos que geraram polêmica.

O presidente do Grêmio Azul, Renato Muniz, comentou sobre a situação que atrasa o início das competições no município. "O número de 18 equipes poderia ser adequado como um teste, para ver se ele é o ideal. Mas com quatro rebaixamentos existe a possibilidade de clubes que não se envolveram na confusão serem prejudicados".

O caso foi levado à Federação Mineira de Futebol (FMF) e durante a semana deverá sair uma definição sobre a fórmula e número de participantes das três divisões de Neves.

O Grêmio Azul, que em 2006 perdeu o título para o Pedra Branca, foi o campeão da Primeira Divisão do ano passado, após decisão com o Madureira. Sevilha e Montese caíram para a segundona.