Futebol Amador de Minas Gerais

O Esporte do Verdadeiro Amor à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

   
 

Fonte: www.supernoticia.com.br

 

Santa Luzia tem Liga de Futebol enxuta

Entidade comemora 37 anos e se destaca com participação dos filiados e torneios equilibrados

 

Coimbra (de verde limão) é o atual campeão da Divisão Extra de Santa Luzia

 

O torcedor que acompanha o futebol amador de Santa Luzia terá um segundo semestre movimentado e que promete muitas emoções na várzea do município. É o que garante Fioravante Moreira Pradal, presidente da Liga Municipal de Desportos de Santa Luzia (LMDSL), que celebra hoje 37 anos de sua fundação. Equilíbrio de forças e a manutenção dos jogadores nas equipes são os maiores atrativos nas três divisões (Divisão Extra, Segunda Divisão e Terceira Divisão) da Liga de Santa Luzia, que tem 54 clubes filiados e 48 disputando as competições na categoria adulto, o que faz da LMDSL uma das ligas mais enxutas do futebol amador de Minas Gerais. "Nossas competições tiveram início já com os campeonatos de Belo Horizonte (Módulos 1 e 2 do SFAC) em reta final, o que fez com que muitos jogadores luzienses não migrassem para os times da capital.

A expectativa é que 2008 seja a temporada de maior equilíbrio dos últimos anos, pois os clubes estão nivelados financeiramente e esqueceram um pouco a concorrência de BH", afirma Fioravante.

Divisão Extra

O Campeonato da Divisão Extra é a principal competição de Santa Luzia. Ele é composto por 16 clubes e dividido, na primeira fase, em duas chaves de oito equipes. Durante essa fase inicial cada equipe realiza sete jogos, em turno único, somente contra os adversários da mesma chave. Os quatro primeiros colocados de cada chave serão os oito classificados que, em 31 de agosto, iniciam os confrontos eliminatórios (em jogos de ida e volta) das quartas-de-final. A finalíssima está programada para 28 de setembro.

Resultados da rodada de abertura da Divisão Extra: Olaria 3 x 2 Itamaraty, Campinense 4 x 1 Coimbra, Aemor 2 x 2 Grêmio, Santa Luzia 3 x 3 Ideal (chave A); Alterosa 0 x 2 Vila Nova, XVI de Março 2 x 4 Colorado, Estrela 1 x 0 São José (chave B). O jogo entre Monte Castelo e Rio Verde, pela chave B, não foi realizado, pois o Rio Verde não compareceu no horário programado. O resultado do jogo ou uma possível remarcação serão decididos no Tribunal. A próxima rodada tem os seguintes jogos programados para as 15h do próximo domingo: Santa Luzia x Coimbra, Aemor x Ideal, Campinense x Itamaraty, Olaria x Grêmio (chave A), Monte Castelo x Colorado, Alterosa x São José, XVI de Março x Vila Nova, Estrela x Rio Verde, pela chave B.

Coimbra se destaca

Apesar da goleada de 4 a 1 sofrida na estréia diante do Campinense, o atual campeão Coimbra – na final do ano passado levou a melhor sobre o Rio Verde –, que levou a taça em 2005 e foi vice em 2006, vem se afirmando como uma das forças da Divisão Extra e da várzea luziense. Campanhas marcantes também foram realizadas em competições intermunicipais, como na 47ª Copa Itatiaia. No ano passado o Coimbra, do presidente Zé Russo e do treinador Marco Aurélio, garantiu a liderança do grupo 3 da Chave Metropolitana, superando Sarzedo (3 a 2), Fluminense de Mocambeiro (0 a 0 e 5 a 4 nos pênaltis) e o Colorado de Sabará (2 a 0).

Nas semifinais, encarou de igual para igual o favorito Campolina, de Esmeraldas, campeão da 46ª edição, e empatou em 1 a 1, no Frigoarnaldo, em Contagem, em uma tarde em que os torcedores do clube de Santa Luzia eram a maioria no campo. Mas a derrota por 5 a 3, nos pênaltis, adiou o sonho do inédito título do Verdão do bairro Vila Olga. O nome do clube tem origem no sobrenome de seu fundador: Adair Pereira Coimbra, um português admirador das causas do futebol amador que em 1975 resolveu fundar uma equipe varzeana em Santa Luzia.

Segunda Divisão

A exemplo da Divisão Extra, 16 equipes integram a Segunda Divisão de Santa Luzia, mas com uma diferença: na primeira fase as equipes da Segunda Divisão são divididas em chaves regionais, sendo a chave A com dez equipes da sede (centro histórico) e a chave B com seis equipes do distrito, do entorno e periferia do município. Enquanto na chave A as dez equipes se enfrentam em turno único, totalizando nove rodadas, na chave B estão programadas dez rodadas, pois cada equipe joga duas vezes (turno e returno) contra cada adversário.

Rivalidade na Segunda Divisão

O campeão da Segunda Divisão será conhecido em 19 de outubro. No ano passado Aemor e XVI de Março, respectivamente, o campeão e o vice, conquistaram o acesso para a Divisão Extra. Por outro lado, Nacional e Santa Cruz são os rebaixados da Divisão Extra de 2007 que disputam a atual segundona.

Composição das chaves: Avair, Bangu, Barreiro, Bela Vista, Camelos, Bom Destino, Ponte Preta, Santa Cruz, Santa Rita, Vila Esportiva (chave A/sede); Ajax, Cristinense, Londrina, Nacional, Tereza Cristina, Yolandense (chave B/distrito). Resultados da rodada inaugural: Santa Rita 1 x 1 Bangu, Bela Vista 3 x 1 Camelos, Avair 2 x 1 Bom Destino, Barreiro 4 x 3 Vila Esportiva, Ponte Preta 2 x 1 Santa Cruz (chave A); Londrina 1 x 4 Ajax, Nacional x Yolandense (adiado) e Tereza Cristina 3 x 0 Cristinense, pela chave B.

Os quatro primeiros de cada chave avançam para as quartas-de-final, quando começam os mata-matas.

Terceira Divisão

Em 2008 a Terceira Divisão será disputada pela primeira vez e uma reunião de arbitral irá definir, no princípio de agosto, as datas e fórmula de disputa da competição. Bandeirantes, Beira Rio, Central, Cristal, Estrelado, Expresso, Faf, Grêmio Cristina, Independente, Inter, Madureira, Nápoli, Padaria Madureira, Real Sociedade, São Cosme e Vera Cruz são as 16 equipes que irão tentar as duas vagas para a disputa da Segunda Divisão do ano que vem.