www.futebolamadordeminas.com

Prestação de Serviços Gratuitos ao Futebol Amador de Minas Gerais

E-mail: futebolamadordeminas@gmail.com

   
 

Fonte: www.futebolbh.com.br

52ª Copa Itatiaia/Brahma – Santa Cruz  conquista o título da Chave Belo Horizonte

Data da Notícia:  07/01/2013 -  Fonte: Rômulo Pastor FBH!

Campanha do Campeão      Galeria de Fotos

Detalhes dos times


(Concentração e humildade – Segredos para ser campeão!)

No Complexo Esportivo do Aglomerado da Serra - Estádio Mário Ferreira Guimarães (O Baleião), confrontaram duas potencias da várzea de BH. De um lado o INCONFIDÊNCIA FUTEBOL CLUBE do Bairro Concórdia, que outrora metia “medo” em seus oponentes, principalmente jogando em seus domínios, e que cresceu e evoluiu muito nos últimos anos, conquistando o respeito e temor por parte de seus adversários, principalmente pelos títulos conquistados. Até este jogo era o atual detentor do titulo de campeão geral da Copa Itatiaia, venceu no ano passado a equipe de Brumadinho por 2X1. Partida que aconteceu na arena do jacaré na cidade de Sete Lagoas.

Do outro lado o SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE, do bairro de mesmo nome, que após esta partida se tornaria nada mais nada menos que o melhor time de futebol amador de todos os tempos em BH, e está a uma partida de se igualar ao FRIGOARNALDO de contagem, como maior ganhador de COPAS ITATIAIA da historia desta competição, (que só para constar, teve sua primeira edição no longínquo ano de 1961, e o 1ª campeão foi o POMPÉIA F.C) com cinco títulos. As quatro conquistas anteriores do SANTA CRUZ aconteceram nas edições de 1978/1979 – 1980/1981 – 1985/1986 e 2001/2002. Ou seja, todas as vezes que chegou para a decisão geral da copa, foi vencedor.

O JOGO


(Após 11 anos o Santa Cruz é novamente campeão da CHAVE BH)

Muito boa partida de futebol, agradável e com jogadas e jogadores de alto nível técnico e que deixou os quase mil e oitocentos torcedores “satisfeitos” com o que viram. Pena que um numero maior que este, e que não se aventuraram a subir nas montanhas, tiveram que dar meia volta e retornar para suas casas e acompanhar pelo velho e bom “radinho”, pois estava literalmente lotado as cadeiras do, para esta competição, acanhado baleião.

16h00 min. – Inicio da partida. Saída em favor do INCONFIDENCIA.

16h03 min. – O primeiro chute a gol foi do SANTA CRUZ, aos três minutos de jogo, a bola passou por cima do travessão e levou perigo ao gol do guarda metas papagaio.

16h11min – Onze minutos de jogo, novamente papagaio teve que se virar e tirar com os pés a bola para fora da grande área.

16h13 min. – Dois minutos após, DU camisa nove do INCONFIDÊNCIA perdeu a melhor chance de gol da partida. Cabeceou para fora, de dentro da área menor uma bola alçada na área em cobrança de falta.

16h24 min. – 24 minutos de bola rolando e começa a brilhar a estrela do arqueiro do SANTA CRUZ, que fez difícil defesa em bola cabeceada em seu canto baixo. E na seqüência do lance, no escanteio, zagueiro Felipe camisa 4 do Inconfidência, cabeceou por cima do travessão.

Antes de encerrar o 1ºtempo, já aos 45 minutos, ainda haveria um tirambaço da intermediaria do camisa 8 Dedé, que passou por cima, mas assustou o goleiro Diogo.
Até aqui uma grande final, casa cheia e chances de gol, respeito de ambas as partes, arbitragem segura e festa dos torcedores.

2º Tempo – Tempo de decisão – Agora é tudo ou nada


(O Inconfidência lutou, lutou mas não coneguiu alterar o placar. Fica para Dezembro de 2013)

17h16 min. Nove minutos do 2º tempo. Falta perigosa na entrada da área em favor do time do presidente Alex Veiga. Felipe nº 4, ao que parece é o cobrador oficial do time. Bate por cima da barreira, sem peso, a bola desce no cantinho baixo do lado direito da trave, mas Diego faz grande defesa.

17h22 min. GOOOOL DO SANTA CRUZ.
15 minutos de bola rolando. Jogada bem concatenada por todo ataque do SANTA CRUZ, bola de pé em pé até a entrada da pequena área, quando chega em MULLER nº 10, ele da um tapa, do lado esquerdo de Papagaio, que nada pode fazer. SANTA CRUZ 1 X 0 INCONFIDÉNCIA.

Festa nas arquibancadas da torcida rubro-negra, ainda que precocemente, começava a entoar o grito de “o campeão voltou”

É como sempre digo “nada como um gol para apimentar uma partida de futebol”, principalmente se este gol é na copa do mundo da várzea.

17h27 min. Seis minutos após o gol, o SANTA teve boa chance de ampliar com Diego, que acertou um belo chute de fora da área, a bola estourou no travessão e saiu pela linha de fundo.

O INCONFIDENCIA não tinha alternativa a não ser atacar para tentar o tento de empate. Então o professor Ronie Hudson mexeu no meio campo e no ataque, adiantou as suas linha e põe o time mais ofensivo ainda. Do outro lado o professor Renato Martins estava atento e mexeu também em seu meio campo, para trabalhar melhor os contra golpes.

17h31 min.. Aos 24 bate e rebate na área menor do INCONFIDÉNCIA, e o arqueiro Papagaio tem que se virar para afastar com os pés o perigo eminente de gol.

17h36 min. 29 minutos da etapa complementar e novamente DIOGO, para mim o nome do jogo, faz defesa importante dando um tapa na bola batida na diagonal.

17h40 min. – Papagaio quase se complica em bola atrasada por seu zagueiro. O experiente goleiro tentou limpar a jogada e não conseguiu dar o drible em cima do nº 11 ROMERO do SC, o 2º gol não saiu porque a zaga se recompôs e evitou que o placar fosse ampliado.

Deste lance até o apito final, o jogo foi tenso, o INCONFIDENCIA pressionava e o SANTA se segurava e saia nos contra ataques. E foi assim ate que as: i17h57 min. – 50 minutos de jogo. Acabou... O bairro Santa Cruz está em festa, BH tem seu novo campeão da COPA ITATIAIA:
SANTA CRUZ 1 X 0 INCONFIDENCIA.

PARABÉNS a ambas as equipes, o INCONFIDENCIA foi valente como sempre, mas o SANTA CRUZ apesar de contar com uma gurizada em seu elenco, me pareceu mais preparado principalmente psicologicamente para esta final. Os meninos não tremeram e nem sentiram a pressão dentro de campo, e nem fora com a força da torcida, que era quase que 70% do Inconfidência.

A campanha invicta do time do presidente Claudinho que ganhou as cinco partidas, fez 12 gols e sofreu apenas 2, premia de fato o melhor do certame.

Nota especial: Vocação para ser GRANDE. O GIGANTE está de volta.

Em 2001quando se licenciou se retirando das atividades amadoras, para se dedicar as categorias de base e para a tristeza de todos os que militam a amam o futebol amador de BH, o SANTA CRUZ era o detentor do titulo de campeão geral da COPA ITATIAIA. Decorridos onze anos, em 2012 para alegria dos mesmos militantes da várzea, O SANTA CRUZ voltou, e não apenas disputou, mas venceu inapelavelmente a disputa e se crendeciou para a COPA ITATIAIA. E o resto e historia que já esta aqui narrada, para todos acompanharem e apreciarem.

Apenas para registrar

O Baleião é uma bela praça ou arena, como queiram. Comporta bem as finais dos campeonatos “overs” 34, 40,48 e até, com um pouquinho de organização as finais dos campeonatos da cidade, ou seja, os modulo 1, 2 e 3. Mas ficou provado que não tem como ser lá a final BH da copa. Prova disto é que além da já citada limitação para o publico, após o jogo uma babel de carros se formou na saída do estádio, uma balburdia que agarrou ao transito em quase uma hora. Eu mesmo que consegui uma carona, agradeci, desci do carro e fui a pé para minha casa. Mas fui feliz afinal eu estive lá, cobrindo a minha 1ª final do melhor torneio de futebol amador do Brasil, quiça do Mundo.

Destaques dos dois times:

Do lado do Inconfidência, o excelente Zagueiro Felipe camisa 4, o mesmo que no jogo anterior jogou o 1º tempo com uma faixa na cabeça, depois de um “acidente de jogo”. No 2º tempo, foi deslocado para o meio e mostrou muita bola, o lateral direito Wallace “estrela”, o meia Juninho Betim e destaque também da fantástica torcida que tomou conta do baleiao. Pelo lado do Santa Cruz, o goleiro Diogo, o cabeça de área Alex “Didi” que deu boa proteção a regular dupla de zaga, composta por Eraldo “zoi” e Rafael.

Destaque do Jogo

A organização da COPA através da Raio Itatiaia elegeu MULLER, o nome do gol, como o melhor em campo. Eu, porém, sem legislar em causa própria, mas vendo “in loco” a atuação do jovem goleiraço do Santa Cruz, o escolhi como o melhor, o nome do jogo” DIOGO”.

Ficha técnica


Arbitro Central: Adriano Alves de Oliveira “Brinquinho” - Auxiliar 1: Warlei Breno da Paixão - Auxiliar 2: Magno Augusto Ramos – Árbitros Reservas: Enivaldo da Silva e Dionísio dos Santos.

INCONFIDENCIA. 1. Papagaio (C) / 2. Wallace Estrela / 3. Luquinhas/ 4. Felipe / 5. Douglinhas / 6. Julio Cesar / 7. Juninho Betim (20 – Didico) 8. Dedé / 9. Du / 10. Juninho Concórdia / 11. Pedrinho -

Técnico / Ronie Hudson – Presidente / Alex Veiga – Diretor / Gabriel – Massagista /Mazinho

SANTA CRUZ. 1. Diogo / 2. Luiz Gustavo / 3. Eraldo zoi / 4. Rafael / 5. Alex Didi / 6. Diego / 7. Paulão / 8. Zinho / 9. Muller / 10. Isaias / 11. Romero -

Técnico: Renato Martins – Diretor Presidente: Claudinho – Supervisor: Nando Lúcio - Massagista: José Narciso

Considerações finais...

E isso amigos do FBH, agora todos os caminhos levam a ARENA INDEPENDÉNCIA para a grande final Geral da COPA ITATIAIA. O SANTA CRUZ encara o debutante GREMIO MORRO ALTO de Vespasiano, que vem cheio de moral, afinal de contas “despachou” o PEDRA BRANCA de Rib. das Neves por 6X0.

Previsão de grande espetáculo, e que vença o mais competente.

Abraço e fiquem com Deus.

   
 

A equipe do site www.futebolamadordeminas.com - o único site de divulgação do Futebol Amador de Minas Gerais, parabeniza aos jogadores, torcedores e dirigente do Santa Cruz, do bairro do mesmo nome, pela conquista da Chave BH da 52ª Copa Itatiaia

Marco Antonio - Contagem - MG - Editor do Site