Futebol Amador de Minas Gerais

O Esporte do Verdadeiro Amor à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

 

 
 

Fonte: Jornal "O Tempo - Contagem"  - www.otempocontagem.com.br

Contagem também tem o seu "Benfica"

Nome original era Santos e equipe foi fundada em meados dos anos 60

Nome de um dos principais clubes de futebol de Portugal, o Benfica de Contagem foi fundado em meados dos anos 60, por um grupo de amigos do bairro Nossa Senhora de Fátima. A equipe originariamente se chamou Santos Futebol Clube, por ocasião de sua fundação, quando a intenção era homenagear o time do auge naquela época, o glorioso Santos de Pelé e cia. Fundado, então, o Santos, seus jogos aconteciam no campo da Faculdade de Engenharia, que hoje é a sede da Prefeitura de Contagem. O velho campo ainda resiste ao tempo, mas com suas dimensões menores e nas mesmas condições ou até pior do que muitos campos por aí, fechado ao público e num abandono total. Lembram os fundadores que, além do campo, usavam a quadra de futebol de salão para a recreação da comunidade, hoje transformada em estacionamento de veículos para funcionários.

O nome Santos não pôde ser mantido porque existia o registro de um outro Santos na cidade. Com esse nome, ainda permaneceu por uns cinco anos. Fizeram, então, uma reunião para decidir uma nova nomenclatura. O Santos passou a se chamar União Futebol Clube, e sua existência foi, coincidentemente, por um mesmo período de cinco anos.

Nos anos 70, o Geraldinho, do Supermercados Magno, indagou que o nome União não era o ideal para o time. Sugeriu que se homenageasse outro grande clube da época. Então surgiu o Benfica, em homenagem ao clube português.

Preparativos

Como a sugestão foi acatada em uma reunião de amigos, na mesma noite começaram os preparativos para a reorganização da agremiação. A primeira tarefa foi escolher as cores.

"Não sei por que não foi mantida a cor vermelha, original do Benfica Português. Optaram pela cor Azul", afirma Sílvio Machado Rodrigues, torcedor apaixonado e patrocinador do clube há mais de 30 anos.

Conta ele que, apesar de atleticano, é apaixonado pela cor azul, inclusive todos os seus negócios são padronizados de azul. Depois da definição da cor, naquela mesma noite, reunido com o Geraldinho e outros companheiros, começaram a improvisar um jogo de uniforme novo, com a numeração das camisas feitas com esparadrapos, e era para o jogo do dia seguinte.