Futebol Amador de Minas Gerais

O Esporte do Verdadeiro "Amor" à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

 

Fonte: Jornal Diário da Tarde - BH - MG - Quinta-Feira - 25/01/2007

Mineirinho, do Alto Vera Cruz, entra renovado na Copa dos Campeões

O Mineirinho, do Bairro Alto Vera Cruz, derrotou no domingo seu primeiro adversário do ano, o Bonfinense, numa virada por 2 a 1, em seu campo. De acordo com o treinador Paulinho Germano, a equipe foi montada pouco antes da partida. O treinador diz que sua expectativa para o Torneio dos Campeões, que está sendo realizado pela primeira vez, é usar a competição como um laboratório para a equipe que está sendo renovada antes de disputar o Campeonato Amador, que começa em abril.

A primeira impressão do treinador, após a partida contra o Bonfinense, foi positiva. “O Mineirinho mostrou um grande poder de reação no jogo”, disse. O jogo começou com um gol de Pitico, do Bonfinense, aos 10 minutos do primeiro tempo, e , aos 20 minutos, o Mineirinho empatou com um gol de Sandro. O gol de virada foi marcado por Ray, aos 36 minutos do segundo tempo.

O Torneio dos Campeões ocorre entre equipes que já venceram o Campeonato Amador da Primeira Divisão. O Mineirinho conseguiu uma das 16 vagas pelos títulos obtidos em 83 e 84. Para Damião, lateral-direito e diretor da equipe, o fato de ter apenas equipes que já foram campeãs já engrandece a copa. “Caímos numa chave muito difícil, o nível da competição está muito bom”, disse.

Paulinho afirmou que várias mudanças foram feitas na equipe do Alto Vera Cruz. Dos 25 jogadores, apenas 11 estavam no grupo do ano passado. “Mudamos muito o time, viemos com um projeto de renovação. Buscamos jogadores que estouraram no Júnior ano passado”, explica o treinador, que disse querer inovar também na tática de jogo, optando pelo esquema 3-5-2- ou 3-6-1 que vêm sendo usados no futebol profissional moderno. O torcedor às vezes acha que esse sistema é defensivo, mas ele garante muita estabilidade para o time, justifica

Time é mantido através de colaborações de atletas

Damião diz que seus pais também são diretores do Mineirinho. Time em que faz parte desde o júnior. “Sempre fui torcedor, o Mineirinho é uma família no Alto Vera Cruz. Já tive participações em outras equipes, mas sempre acabo voltando para casa”, conta. Damião disse que, para manter o time, cada diretor dá uma pequena colaboração, além das placas de publicidade que o Mineirinho possui. Já Paulinho Germano está participando do time pela segunda vez, após uma passagem em 2004, quando dirigiu a equipe durante o ano inteiro.

O treinador já passou pelo Pompéia, Santa Cruz, Minas de Betim, Bandeirantes, de Igarapé, Petrópolis, de Betim, Tupinambás, Vila Rica de Sabará e Industrial, de Betim. Além do bicampeonato da Primeira Divisão do Amador, o Mineirinho já ganhou duas vezes a Chave Belo Horizonte da Copa Itatiaia, duas vezes a Copa Centenário e duas vezes o Campeonato Júnior.

************

 

*****