Futebol Amador de Minas Gerais

O Esporte do Verdadeiro "Amor" à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

 

Fonte: Jornal Diário da Tarde - BH - MG - Segunda-Feira - 22/01/2007

Betim ganha primeiro time de Futebol Profissional

A cidade de Betim começa o ano com uma novidade que promete mudar a história do futebol da cidade. Um antigo sonho dos desportistas locais começou a se tornar realidade em 14 de novembro, quando foi anunciada a fundação do primeiro time profissional da cidade: o Betim Futebol Clube. A equipe, que já está filiada à Federação Mineira de Futebol (FMF), deve disputar este ano os campeonatos das categorias juvenil, infantil, júnior e profissional.

O novo clube já possui seu próprio Centro de Treinamento, em um bairro afastado do centro da cidade, uma sede e uma sub-sede. Para lançar o uniforme oficial, esta programado para esta terça-feira uma cerimônia que acontecerá na Rua Sarzedo, 809, Bairro Betim Industrial. Na ocasião, ainda serão apresentados todos os atletas que irão compor as equipes de base. Já a equipe profissional ainda está em processo de montagem e será apresentada posteriormente.

A idéia de criar um clube profissional surgiu da constatação de que Betim, uma das cidades mais ricas do Estado, nunca teve um representante que pudesse disputar os campeonatos oficiais e elevar o nome da cidade dentro do esporte.

Maurício Caminhas, presidente do clube e vereador eleito, conta que ele e Milton Pascoal, vice-presidente do clube, perceberam a possibilidade de criar o cube quando levavam jogadores de equipes amadoras para Venda Nova: “Tinha dois atletas que queríamos ajudá-los e dar uma oportunidade no futebol, assim levávamos eles para treinar no Venda Nova. Nesse processo também conhecíamos outros jogadores e percebemos a necessidade de um time profissional na cidade”, conta Maurício.

Os dirigentes explicam que já tiveram passagens em equipes do futebol amador, em times como Caxias e Colo Colo. O clube já tem um acordo com a universidade Unincor, que forneceu diversos profissionais, como fisioterapeuta, preparador físico, assistente social e psicólogo.

Como treinador da base, já está garantido Wellington, que tem passagens no Cruzeiro e treinava o Venda Nova. O treinador de goleiros será Buiuna, que também já atuou no Cruzeiro e inclusive esteve no Guiness Book Livro dos Recordes como único goleiro que havia defendido quatro pênaltis em uma mesma partida. “Estamos buscando parcerias e patrocinadores, já existem várias propostas, mas ainda nada pode ser confirmado”, afirma Milton.

Os dirigentes ainda buscam com a Prefeitura de Betim a construção de um estádio municipal, adequado para jogos profissionais.

Para recrutar atletas nas categorias de base, os dirigentes recorreram às diversas escolinhas, inclusive da prefeitura, como a Secam.

“Achávamos que iria haver alguma inveja do pessoal do amador, mas muitos técnicos estão demonstrando apoio e nós estamos abertos a esse tipo de ajuda”, afirma Ederson Alves, secretário de Esportes do Betim FC.

Com as sedes do clube no centro da cidade, a diretoria resolveu criar o CT em um sítio mais afastado, alugado com ajuda de parcerias, oferecendo mais tranqüilidade para os jogadores.

“Queremos fazer uma equipe forte, que possa subir. Vamos disputar a Série C do Mineiro, ainda estamos construindo a equipe e decidindo o técnico. Estamos treinando todos os dias desde antes da fundação do clube, queremos fazer frente às outras equipes”, conta Maurício.

************

 

*****