Futebol Amador de Minas Gerais

O Esporte do Verdadeiro "Amor" à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

 

Fonte: Jornal Diário da Tarde - BH - MG - Segunda-Feira - 22/01/2007

Araribá promete um ano de sucesso no Futebol de BH

Depois de um ano inexpressivo na categoria amadora, o Araribá se prepara para dar a volta por cima em 2007, começando pelo Torneio dos Campeões Amadores, que teve início neste domingo (21/1). Segundo o treinador Ramón, que volta à equipe após uma passagem pelo Cachoeirinha, a equipe do ano passado, que não se classificou após a primeira fase do Campeonato Amador, foi formada em cima da hora e não houve tempo do grupo se entrosar. Para este ano, ele diz que está reunindo jogadores que fizeram parte da equipe júnior campeã da Copa Kafunga de 2003 e outros de peso, que estavam em outras equipes do amador, para buscar uma vaga na Copa Itatiaia no fim do ano.

Para Ramón, esse torneio promovido pelo Setor de Futebol Amador da Capital (SFAC) é uma grande oportunidade para o grupo treinar, antes do Campeonato Amador. “É muito bom termos essa competição, dá mais entusiasmo para o time do que se ficássemos apenas fazendo amistosos durante este início de ano”, diz.

O treinador elogia a iniciativa do SFAC, considerando interessante reunir as equipes que já venceram o campeonato amador ao longo dos anos, apelidando o torneio de Copa Itatiaia reservada. “Não conheço todas as 16 equipes, mas sei que são equipes de nível”.

Apesar de prevê dificuldades, Ramón diz estar confiante na conquista do campeonato. “Com todo o respeito às demais equipes, vamos jogar com força para buscar o espaço que a equipe merece”, anuncia o treinador.

O treinador diz que sempre fez parte do Araribá de alguma forma, apesar de nunca ter jogado na equipe. Ele conta que fez parte da comissão técnica como massagista, treinador e roupeiro. Depois, Ramón foi para o Cachoeirinha, em 2004, onde conquistou a Copa Centenário do ano passado, e deixou o lugar para o treinador Lu, pouco antes da Copa Itatiaia.

Assim como Ramón, Marco Antônio Martins, de 39 anos, diretor do Araribá, esteve no clube durante a maior parte de sua vida, começando no juvenil. Ele diz que parou de jogar em 1990 devido a uma lesão, quando assumiu o lugar na diretoria. Tanto ele quanto o treinador dizem que o principal responsável por todas as conquistas do clube é seu presidente, Jaú.

O Araribá já conquistou a Copa Globo, o Campeonato Amador da 2ª Divisão, o Campeonato Amador da 1ª Divisão, a Copa Kafunga, duas Copa Itatiaia Chave BH, e seis vezes o Campeonato Sênior.

A base da equipe atual é formada por Ramón, Kaiser, Nêgo, Warley, Bille, Popô, Tiago, Rincón, Lilio, Leandro e Bocão.

************

 

*****