Futebol Amador de Minas Gerais

O Esporte do Verdadeiro "Amor" à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

 

Fonte: Jornal Diário da Tarde - BH - MG - Quinta-Feira - 18/01/2007

Campeão da Terceirona de Contagem sonha alto

Depois da conquista da Terceira Divisão, o Guará agora planeja ser campeão da Primeira Divisão de Contagem

Em Contagem, uma equipe até hoje está comemorando o título conquistado em 3 de dezembro. O Guará, do bairro Jardim Laguna. O título? Campeão da 3ª Divisão da Liga de Contagem. Foi a primeira conquista oficial da equipe, fundada em 3 de maio de 1979, e que ao longo desse anos vem superando as dificuldades encontradas na várzea, para se estabelecer como equipe de tradição no amador. “Futebol é uma paixão muito grande, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos, vale muito a pena”, conta o supervisor da equipe, Francisco Ezequiel da Silva, que não se contenta de felicidade por ver seu time de volta à Segunda Divisão de Contagem.

Francisco se envolveu com o Guará por causa de sua família: “Tinha dois irmãos, já falecidos, que atuavam no time, isso logo depois de sua fundação. Assim, fui me envolvendo e esse é o meu time do coração”, conta.

O supervisor começou como atleta, mas logo se envolveu com a direção da equipe, e conta que já até atuou em outras equipes, como o Mineirinho, mas sem nunca ter perdido o elo com o Guará. Francisco ressalta que o amador ainda oferece muitas dificuldades, como falta de recursos financeiros, indisciplina de jogadores, entre outras coisas. “Só entra no amador aquele que realmente ama o futebol”, afirma o técnico.

Futuro

A equipe do Guará também investe em outras categorias, como júnior e veterano. Para Francisco, a manutenção da categoria de base é fundamental para o esporte, já que ela será a futura equipe amadora. Com o sucesso do amador na última temporada, a pretensão é que a base tenha cada vez mais valor no time do Guará: “A Segunda Divisão é muito difícil, então temos que reformular o time. Para isso, vamos investir na base logo no início do ano, identificando os jogadores que poderão ajudar”, conta Francisco. Só no ano passado, cinco jogadores do time campeão do Guará eram oriundos da base do clube.

O Guará, ano passado, teve uma ótima campanha, com duas derrotas, três empates e sete vitórias no campeonato. O time decidiu o título no campo do Granja Adélia, contra o Bandeirantes. No jogo, o Guará conquistou o troféu com o gol do atacante Bias, aos 27 minutos do primeiro tempo. Como jogador que se destacou no time, entre vários outros nomes, Francisco ressalta o veterano capitão Dias: “Ele uniu a equipe, gostaria até que fosse técnico do júnior”,conta Francisco.

O Guará conta com um campo em seu bairro, que permite que o time possa sediar suas partidas sem precisar gastar com aluguel de campos. Francisco explica que ele e a direção do time tomam conta dos bens do clube: “O Humberto e a Leandra Taís me ajudam a consertar o campo, tapar buraco no alambrado. Infelizmente não podemos treinar, pois todos são trabalhadores e não têm tempo. Agora, um dos maiores objetivos do clube é disputar a Copa Itatiaia, em 2008: Temos que correr atrás de nossos ideais, não podemos desistir nunca”, finaliza.

************

 

*****