42ª Edição da Copa Itatiaia - 2002/2003

A Maior Competição de Futebol Amador do Brasil

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

           

 

Decisões da 42ª Copa Itatiaia agitam Belo Horizonte e Betim

Saem hoje os campeões das chaves Belo Horizonte e Metropolitana da 42ª Copa Itatiaia de Futebol Amador. Santa Cruz e Mineirinho se enfrentam no campo do Grêmio Mineiro, no bairro Santo André, na capital, e Vista Alegre e Bandeirantes fazem o jogo do interior no estádio Capelão, em Betim. As duas partidas, realizadas em campos neutros, começam às 16 horas. A grande finalíssima acontece no próximo domingo.


De um lado, o Santa Cruz, tetracampeão da Capital. Do outro, Mineirinho, que busca o título pela primeira vez. As duas equipes fazem a decisão da Chave Belo Horizonte, que dará ao vencedor o troféu João Durães.


O Santa Cruz vem embalado pela convincente goleada de 5 a 0 aplicada no Oriente na rodada de meio de semana. O técnico Renato Neves comemora ainda o fato de poder colocar em campo a equipe completa, sem nenhum desfalque. Sem desmerecer o adversário, tradicional participante da Copa Itatiaia, ele confia na conquista de mais um título para este time da Região Nordeste de Belo Horizonte.

 

“O Mineirinho é um adversário raçudo, será um jogo muito difícil. E para piorar, numa decisão como esta não há vantagem para ninguém, ainda mais que será em campo neutro. Com isso, as duas equipes se igualam", observa Renato Neves. O treinador encara esta decisão como “uma questão de honra". Afinal, na decisão de 2000 ele era o técnico do Santa Cruz e sua equipe foi eliminada ainda na primeira fase. “O time é praticamente o mesmo daquele ano e muita gente nos criticou por termos sido eliminados. Vamos provar que este grupo é forte", avisa.

 

Otimismo também é a palavra chave do técnico do Mineirinho, Ricardo Roelas. E ele fala com a experiência de quem tem no currículo dois títulos da Copa Itatiaia. Foi campeão em 2001 e 2002 com o Santa Cruz, justamente seu adversário de hoje à tarde.

 

Roelas lamenta o fato de o time vir de uma rodada desgastante, já que se classificou para a final na disputa dos pênaltis. “Foram 22 cobranças e, por pouco, não ficamos de fora", lembra ele. Na quarta-feira, o Mineirinho empatou com o Antares em 1 a 1 e garantiu a vaga ao vencer nos pênaltis por 9 a 8. O destaque da partida foi o goleiro Paulinho, para quem o treinador só tem elogios. “Ele é garantia de segurança lá trás", ressalta.

O Santa Cruz vai a campo com Binha; Alex, Marcelo, Simoni e Vaguinho; Dias, Cristiano, Helinho e Everton; Nem e Gigante. Técnico: Renato Neves.

 

O Mineirinho vai jogar com  Paulinho; Eliseu, Damião, Alex e Juninho; Feijão (Haroldo); Mauro Alex, Juninho Concórdia, Marlon (Roney); Dirlei e Boi. Técnico: Ricardo Roelas.

 

ARBITRAGEM - Airton Siqueira dos Santos.

Um confronto tenso em Betim

Depois de ameaçar não disputar a final da Chave Metropolitana, por não concordar com o local escolhido para a partida, o Vista Alegre, de Esmeraldas, acabou concordando e hoje enfrenta o Bandeirantes, de Igarapé, em busca do título inédito. O confronto será no estádio Capelão, em Betim, às 16 horas, valendo o troféu Dirce Figueiredo Venuto.


A reclamação do presidente e técnico do Vista Alegre, Dedé, é que boa parte dos integrantes da Comissão Técnica e dirigentes do Bandeirantes moram em Betim, local do jogo de hoje à tarde. “Acaba que não fica sendo campo neutro coisa nenhuma. Mas, como é nossa primeira copa, tivemos de acatar a decisão da organização", pondera Dedé.


Para esta decisão, o treinador perdeu seu mais importante jogador: o atacante Robson, expulso no jogo de quarta feira, quando o Vista Alegre garantiu vaga ao vencer o Valença nos pênaltis por 5 a 3, após empate de 2 a 2 no tempo normal. Além disso, tem dois titulares machucados Jerry e Rosemberg. “Vai ser um jogo de superação para nossa equipe", conclui.


Já o Bandeirantes entra em campo completo. Será a mesma equipe que despachou o Frigoarnaldo na última quarta-feira, também nos pênaltis. Animado, o técnico Zezé, aposta suas fichas na dupla de ataque, formada por Nivaldo e Nil. “Nossa expectativa é a melhor possível. A prefeitura de Igarapé vai mandar dez ônibus cheios de torcedores para nos incentivar. Vai ser uma grande festa e espero que seja o nosso time a comemorar o título", ressalta Dedé.


O treinador comemora o fato de o adversário não poder contar com o atacante Robson, que poderia desequilibrar a partida. Mas não acredita na contusão de Jerry e Rozemberg. “É lorota deles, querem nos enganar. Estão é escondendo o jogo", opina.

O Vista Alegre vai jogar com  Erlon; Hilmo, Gilmar, Rogério e Kito; Ricardo, Pitu, Paulo e Reinaldo; Edinho e Antonione. 

 

Técnico: Dede.

O Bandeirantes joga com Léo; Arlem, Tula, Luiz Otávio e Flávio (Márcio); Henrique, Edson, Dinho e Denilsinho (Zezé), Nivaldo e Nil. 

 

Técnico: Zezé.

 

ARBITRAGEM - Hilton Seixas Muniz.