42ª Edição da Copa Itatiaia - 2002/2003

A Maior Competição de Futebol Amador do Brasil

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

           

 

Dezessete equipes têm chances de classificação

  A 42ª Copa Itatiaia de Futebol Amador, um dos maiores torneios do gênero realizado no país, terá uma rodada decisiva amanhã, quando serão conhecidos os 16 times que se classificarão para as semifinais das chaves Belo Horizonte e Metropolitana. Quinze equipes não têm mais chances de permanecerem na competição e apenas cumprem tabela, enquanto as outras 17 disputam oito vagas.

Na Chave Belo Horizonte, oito times brigam por quatro vagas. Destaque para os clássicos regionais da Capital. No Estádio Januário Carneiro, pelo Grupo 2, o destaque é para o jogo entre o Santa Cruz e Cachoeirinha. Enquanto no Grupo 4, Mineirinho e Riviera, ambos do Alto Vera Cruz, prometem um jogo de muitas emoções. Já no Grupo 1, o Suzana enfrenta o Oriente, uma vez que, no Grupo 3, Antares ou Pitangui deverá prosseguir no torneio.

Na Chave Metropolitana, como sempre, as perspectivas são de grandes jogos, pois é composta de times da Região Metropolitana, que geralmente têm condições financeiras melhores e podem formar equipes que contam com jogadores de boa qualidade técnica e experientes. Muitos deles, ex-profissionais. Há um equilíbrio muito grande entre as equipes, embora sete delas já não tenham mais condições de se classificar na competição. As outras nove disputam as quatro vagas existentes.

Bandeirantes, de Igarapé, e Nova Esperança, de Betim, brigam por uma vaga no Grupo 1. No Grupo 2, Fluminense, de Mocambeiro; Grenal, de Sabará; e Mangueira, de Ibirité, são as três equipes que batalham para continuar na Copa Itatiaia.

O Frigoarnaldo se encontra numa situação mais tranqüila no Grupo 3, pois pode até empatar no tempo normal que garante a classificação, caso venha perder o ponto extra nos pênaltis. O Monte Castelo, também está na briga.

No Grupo 4, o Valença, de Vespasiano, comandado pelo dirigente Buião - ex-jogador do Atlético e Corinthians -, recebe a Associação Esportiva Ipê, de São José da Lapa. O vencedor deste jogo garante classificação para a próxima fase da competição.

A segunda fase da competição, as semifinais de Belo Horizonte e da Região Metropolitana, será disputada em jogo único, e o vencedor de cada grupo faz a final de cada chave. Depois, os campeões fazem a grande finalíssima.