41ª Edição da Copa Itatiaia - 2001/2002

O Maior Torneio de Futebol Amador do Brasil

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

       
 

Santa Cruz arma esquema para a final

   O Santa Cruz já armou sua estratégia para superar o Pedro Leopoldo, domingo, às 16h30, no Estádio Independência, na decisão do título da 41ª Copa Itatiaia. O técnico Dedé decidiu treinar o time no campo do Canto do Rio, em Brumadinho, para que os jogadores não tenham problemas de adaptação ao gramado do Independência.

É que o Santa Cruz, como as equipes da várzea de Belo Horizonte, jogam habitualmente em campo de terra, o que geralmente não acontece com times da Região Metropolitana, que, como o Pedro Leopoldo, atuam em gramados.

Dedé assumiu o comando da equipe do Santa Cruz às vésperas da final da Chave Belo Horizonte, na semana passada, com a saída de Ricardo Ruellas. E acabou ficando com o título da Capital, ao vencer o Antares nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal.

O presidente do Santa Cruz, Cláudio Henrique Soares, o Claudinho, diz que, com esta medida de o time treinar em Brumadinho, o treinador pensa em reduzir as diferenças no domingo. “O Santa Cruz joga o ano inteiro em campo de terra e, na final da Copa Itatiaia, vai para o Independência. Então é preciso pelo menos treinar num gramado, antes da decisão, para que nossos jogadores se adaptem à essa nova realidade", enfatiza o dirigente. Ontem, o Santa Cruz treinou no campo do Morro Alto, em Vespasiano, que também é gramado.

Para a decisão de domingo, o técnico Dedé já definiu praticamente a equipe que enfrenta o Pedro Leopoldo. Ele irá manter a base que eliminou o Antares, no último domingo, e garantiu o título da Chave Belo Horizonte. A provável escalação do Santa Cruz é esta: Erlon; Juliano, Fabinho, Simoni e Gleison; Ricardo, Gibi e Jerry; Rosemberg, Roque e Gigante.

Claudinho prevê uma partida equilibrada e emocionante no domingo. Isso porque os dois times irão reviver a grande final da edição da Copa Itatiaia de 1985/86, quando o Santa Cruz levou a melhor, ao vencer o Pedro Leopoldo por 1 a 0 no campo do Pitangui, que é de terra. Depois, já na década de 90, as finalíssimas da competição passaram a ser disputadas no Independência.