Futebol Amador de Minas Gerais

O Esporte do Verdadeiro Amor à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

   
 

III Campeonato Regional da Comarca de Bonfim - MG - 2007 - Futebol de Campo

Contato: andre.msestamparia@yahoo.com.br

 

O texto a seguir visa determinar o regulamento, normas e condições que irão regulamentar o Torneio de Futebol Amador.

O Torneio Regional da comarca de Bonfim tem por finalidade estreitar os laços de amizade que devem existir entre atletas e dirigentes das equipes e contribuir para a formação moral, cívica e atlética dos atletas.

Art. 1º: Fica determinado que o torneio será disputado pelas seguintes equipes:

1-     Associação – Piedade Resp: Cavaquinho:3578 11 15 /Ailton  3578 12 12

2-     Pássaro Verde – Piedade dos Gerais Resp: Charlinho - 3578 11 01

3-     Dominó – Bonfim  - Resp: André 3576 12 72  Cel 99 77 74 70

4-     Pedreira – Bonfim - Resp: Evaldo 3576 11 04

5-     Associação – Rio Manso - Resp: Léo 3573 11 00 – 3573 155 23

6-     Santa Cruz – Crucilândia - Resp: Rochinha - 3574 11 33

7-     Bernadas – Rio Manso Resp: Ludimar - 3573 20 46

8-     União – Rio Manso Resp: Totonho - 3573 13 65

Art. 2:

I-      Cada equipe deverá participar com 03 (três) quadros.

II-   Onde serão inscritos 11 (onze) atletas para o 1º quadro, 15 (quinze) atletas para o 2º quadro e 29 (vinte e nove) atletas para

o 3º quadro.

III-  Fica determinado que atletas inscritos no 3º quadro poderá jogar no 3º quadro, 2º quadro e 1º quadro, e os inscritos no 2º quadro poderá jogar no 2º quadro e 1º quadro, e os inscritos no 1º quadro poderá jogar apenas no 1º quadro.

IV-   A partir do dia 05/09/07 não serão permitidas modificações na lista de atletas.

V-  As inscrições serão encerradas no dia 05/09/07 Bonfim.

Art. 3:

I-          O Torneio será disputado no sistema de chave: Onde os jogos serão ida e volta.

II-          As 02 (duas) equipes melhores colocadas nas chaves jogarão a semi-final e às 02 (duas) classificadas na semi-final jogarão a     final.

III-        A 1ª colocada de cada chave  jogará contra a 2ª colocada de cada chave ; (Onde os jogos de volta serão jogados no campo da equipe 1º colocado).

IV-        E entre as duas classificadas a que somarem o maior número de pontos durante todo o torneio, faz o 2º jogo da final em seu campo.

Art. 4:

I-          Os confrontos entre equipes serão disputados em seus campos próprios.

II-         Horários dos jogos:

11:30 horas – 3º quadro, 30 minutos de tolerância.

13:45 horas – 2º quadro, 15 minutos de tolerância

15:45 horas – 1º quadro, 15 minutos de tolerância

III-  A equipe que não estiver em campo no horário estabelecido perderá os pontos, por WO ou seja 1x 0.

IV-  Fica determinado também que as despesas e as responsabilidades (bolas, juízes, gandula, mesários e etc), fica por conta da equipe mandante do jogo, as 03 (três) bolas em condições de jogo analisada pelo juiz da partida. A equipe visitante tem por obrigação arrumar um juiz para o 3º quadro, que seja uniformizado, se não perderá os pontos desta partida.

Art. 5:

I-      Fica determinado que o 2º e 3º quadro classificados para a semi-final em 1º lugar jogarão seus jogos no mesmo campo em que estiverem os 1º quadros classificados em 1º lugar da chave.

II-     O time mandante terá a responsabilidade de providenciar policiamento para o jogo caso seja possível.

Art. 6:

I-     Fica estabelecido que a vitória vale 03 (três) pontos e o empate vale 01 (ponto), sendo que a derrota não vale nenhum ponto.

II-    Em caso de empate em números de pontos os critérios de desempate serão os seguintes:

  1º - Maior número de vitórias;

  2º Possuir maior saldo de gols;

  3º Possuir maior saldo de gols a favor

  4º Possuir menor números de gols sofridos;,

  5º Confronto direto;

  6º Jogo extra;

Art. 7: Punições:

I- Todos as punições serão aplicadas mediantes o que estiver escrito n a súmula dos árbitros.

II-  03 (três) cartões amarelos 01 (um) jogo.

III- 01 (um) cartão vermelho 01 (um) jogo.

IV-  Se um jogador tomar 01 (um) cartão vermelho direto no jogo, não eliminará os outros cartões amarelos se estiver.

Obs: Se um jogador tomar o 3º cartão amarelo ou vermelho no 3º quadro o mesmo não poderá jogar a partida dos quadros seguintes, e cumprirá suspensão no domingo seguinte, o mesmo valendo para os jogadores do 2º quadro.

V-  Em caso de tumulto que torne o jogo suspenso essa partida será julgada pela comissão organizadora que é composta por 3 pessoas:  (Lèo de Rio Manso)(Ailton de Piedade) (André de Bonfim).

VI-  A equipe que entrar com jogadores irregulares poderá perder os pontos em caso de vitória.OBS: Em caso de o jogador não votar no município, deverá seguir as regras  abaixo.

1ª-     O atleta joga na equipe há muito tempo.

2ª-     O atleta é de menor e não tem titulo

3ª-     Será permitido escrever  atletas que tenha título eleitoral no município com mais de 6 (seis meses) de transferência da data  limite para escrever que de 05/04/07, título após esta data não vale, o jogador será considerado enxerto.

4ª-    Todos  os casos deverão ser aprovados pela comissão e responsáveis pelas equipes.                                                                                                                                                                                 

VII-  Para a semi-final não serão mantidos os cartões amarelos, sim o vermelho.

VIII- O jogador que agredir fisicamente o árbitro será expulso da competição, sendo que o árbitro tenha colocado na súmula, e se agredir um dirigente o atletas será suspenso por 02 (dois) jogos.(em caso de dúvida da agressão será julgado pela comissão e será  convidado os dois capitães da partida como testemunhas).

IX- Será permitido inscrever 04 (quatro) jogadores que não tenha título eleitoral no município, mas só pode jogar 03 (três) em uma partida durante o dia.

X- A equipe que colocar mais que 03 (três) enxertos em uma partida perderá os pontos por WO ou seja 1x0.

Parágrafo Único: O atleta que figura  como capitão de sua equipe, deverá procurar nos vestiários o árbrito, logo após  o termino da partida, para certifica-se dos atletas punidos.

Art. 8:

O prazo para qualquer equipe recorrer de uma irregularidade encerra-se às 20:00 horas da 1º quinta-feira seguinte.

Art. 9:

I- Somente o árbitro do jogo poderá aceitar ou vetar as bolas.

II- O árbitro é a única autoridade competente para decidir no campo, por motivos relevantes ou força maior, o adiamento, a interrupção ou suspensão de uma partida.

A)  Falta de garantia;

B)   Conflitos ou distúrbios graves no estádio (fora do campo ou dentro);

C)   Falta de iluminação;

III-  Nos casos previstos nas alineares do parágrafo anterior, a partida só será suspensa se, após 30 (trinta) minutos de interrupção, não cessarem os motivos que impedem sua continuação.

            IV- Quando a partida for suspensa definitivamente por qualquer motivo deste artigo: A equipe que houver dado causa a suspensão desta, na ocasião era a ganhadora, será declarada perdedora pelo placar de 01 (um) à 0 (zero).

            V - No caso de conflitos entre jogadores  e torcedores, o caso será julgado pela comissão podendo a equipe responsável perder mando de campo de 02(dois) jogos em casa.

Art. 10:

I-            As partidas suspensas por qualquer dos motivos anunciados nas alineares do artigo anterior, voltarão a ser jogadas integralmente, em dia, hora, e local designados pela comissão

Parágrafo único- todavia, se a suspensão ocorrer nos últimos 15 (quinze) minutos da partida esta será mantida prevalecendo o resultado existente no momento da suspensão.

Art. 11: Jogos

I - Os jogos serão realizados nas datas estabelecidas na tabela de jogos e após o início o torneio não serão permitidos inversão, exceto em caso excepcional autorizado previamente.

II-  Nas partidas em que houver necessidade de trocas de uniforme, será feita pelo equipe mandante, salvo acordo entre os disputantes.

III-  Ao assinar a sumula, o atleta terá que apresentar uma carteira de identidade ou certidão de nascimento se for de menor, ficando inabilitados para o jogo os que deixarem de cumprir essas exigências.

IV-  Os jogadores escritos em 02 (duas ) equipe será considerado escrito na equipe em que ele assinar a 1ª súmula do torneio.

V-    Será considerado participante do campeonato o time que dia 05/09/2007, apresentar a lista de seus jogadores, quitar a cota    R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), apresentar uma nota promissória de R$ 1000,00 (hum mil reais ) assinada pelo representante do time mais dois avalistas ( pessoas idôneas) e mais xerox dos documento dos jogadores: titulo eleitoral, carteira de identidade (ou certidão de nascimento caso seja de menor, anexando autorização do pai, sendo que esses pais deverão residir ou serem eleitores do município.). Sendo apresentado prestações de conta no final do torneio, cada equipe tem que arrumar um troféu até o dia 20/10/07.

OBS: Só poderão inscrever atletas acima de 15 anos com autorização do pai ou responsável, com xerox da identidade do responsável. Ficando a comissão sem responsabilidade com o atleta, esta responsabilidade será da equipe que escrever de menor.

Art: 12

I – A equipe que deixar de comparecer a uma partida, salvo por motivo  de força maior, perderá os pontos em favor do adversário, por 01 ( um ) a o  (zero) ,  será automaticamente eliminado da competição e perderá o direto de receber a nota promissória de volta.

II – Só poderão permanecer em campo os jogadores reserva e mais 03 (três), representante de cada equipe.

III -  Onde houver invasão de campo por torcedores  para tumultuar a partida ou brigar, a equipe perderá os pontos no quadro que houver o tumulto e o mando de campo por 02 (dois) jogos.

Art: 13 - Serão conferidos os seguintes prêmios:

I – O time campeão receberá um troféu de 1º lugar;

II – O time  vice-campeão receberá também um troféu de 2º lugar;

III – O artilheiro de cada quadro receberá um troféu;

IV – O goleiro menos vazado de cada quadro receberá um troféu, considerando a quantidade de jogos;

V – O time mais disciplinado também receberá um troféu, menos cartões amarelo e vermelho.

Art: 14

Todas as equipes disputantes terão direito, antes do inicio da partida, de verificar a documentação do seu adversário, bem como as assinaturas da sumula, e as fichas de inscrições.

Art: 15 

Art: 16- substituições:

3º Quadro - 07 (sete)

2º Quadro -06 (seis)

1º Quadro- 05 (Cinco)

Este regulamento entrara em vigor em assembléia geral no dia 05/09/2007, pela comissão organizadora.

Responsáveis pelo Torneio:

Ailton de  Piedade dos Gerais Tel: 31- 3578-1212 / 9697-1724

Léo  de  Rio Manso Tel: 31- 3573-1100 / 35731523

André de Bonfim  Tel: 31 – 35761272 / 99 77 74 70.

Inicio do Torneio:   16/09/2007