Futebol Amador de Minas Gerais

O Esporte do Verdadeiro Amor à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

   
 

Fonte: Jornal "O Tempo Contagem"   -   www.otempocontagem.com.br

Contagem Esporte Clube completa 2 anos

Time reforça estruturas, parcerias e profissionais para alcançar metas e títulos

O mais novo clube de futebol do Estado, o Contagem Esporte Clube, completa nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, dois anos de registro. O clube foi fundado em 1º de janeiro de 2006 e registrado em 1º de fevereiro de 2006 em um Cartório de Contagem, depois que um grupo de pessoas, encabeçadas pelo técnico de futebol Adailton Nunes, decidiram fundar um clube que representasse a cidade de Contagem a fim de conquistar grandes títulos e se revelar para o cenário estadual e nacional. Já no primeiro ano de existência, em 2006, o Contagem conquistou o título de campeão municipal na categoria juvenil, e a Copa Amazonas nas categorias infantil e juvenil.

Adailton Nunes, começou cedo no futebol. Com 37 anos de idade, é formado em Educação Física, se especializou em futebol e hoje está pós-graduando em Ciência do Treinamento Desportivo. Passou por vários clubes de Minas Gerais, destaque para o Cruzeiro e o Atlético, dirigiu a equipe do Lousano da cidade de Valinhos no interior de São Paulo, Desportiva Capixaba e duas passagens na Europa, na Polônia com o LKS e na Alemanha no Mountambauer. Está na coordenação de futebol do Contagem, desde sua fundação.

O técnico afirma que já foi procurado por outros clubes, como o Pogon, que mantém um centro de treinamento em São Paulo, e o Venda Nova, que, segundo o técnico, o procurou para dirigir o seu time profissional. Questionado sobre os motivos de não aceitar os convites, Adailton disse:- "Não aceitei os convites por acreditar neste projeto".

Confira a entrevista exclusiva com o técnico Adailton Nunes, técnico da equipe do Contagem Esporte Clube que falou sobre os planos para 2008, as metas, as parcerias, as dificuldades e os profissionais que integram esse grande projeto.

 O TEMPO CONTAGEM: Quais as expectativas para o ano de 2008?

Adailton: Temos uma agenda cheia para 2008, primeiro a Copa Integração, depois o municipal, alguma competição em nível nacional no meio do ano e depois a Segunda Divisão Módulo B. O clube precisa ter seu trabalho reconhecido além de contar com alguma fonte de ajuda, seja ela pública ou privada, senão poderemos estar abrindo mão deste projeto.

O Contagem tem algumas metas, entre elas, chegar à 1ª divisão do Campeonato Mineiro Profissional em 2010. O que precisa para isso acontecer?

Verdade, temos como ponto máximo alcançar a Divisão de Elite do Futebol Mineiro até 2010, temos cumprido nossas etapas com muito sacrifício, e esperamos este ano iniciar o trabalho com a equipe profissional. O clube tem seus objetivos e metas planejados e pré-estabelecidos e, com muita dificuldade, ajuda de Deus e de alguns colaboradores, temos vencido essas etapas iniciais, mas para chegar no ponto máximo que estabelecemos, que é a primeira divisão em 2010, será necessário envolver a cidade num todo, cidadãos, imprensa, empresários, a administração pública, além de termos bons atletas. Contagem é a segunda cidade em população no Estado, está entre as primeiras em arrecadação e não investe um centavo no futebol profissional, e temos exemplos próximos como Belo Horizonte, Ipatinga, Nova Lima, Itaúna, entre outras muitas cidades. Não temos sequer um estádio municipal, e esta é uma questão que vem se arrastando ao longo da sua história e não adianta culpar este ou aquele. Devemos sim, trabalhar em prol dessa questão, já passamos do tempo de fazer política com o futebol, isso tem sido uma desculpa que há muito está desgastada e vem insistentemente sendo utilizada. Temos, sim, que trabalhar as duas frentes - o futebol amador e o profissional.

No lançamento do clube, aconteceu uma campanha de marketing com outdoors pela cidade convocando os empresários a apoiarem e patrocinarem o clube. Como foi o resultado da campanha?

Olha, podemos dizer que foi satisfatória. Através dela, tivemos o apoio de uma empresa de transportes que nos ajudou em parte das despesas das viagens que tivemos, de uma academia onde nossos atletas realizam o trabalho de musculação, hidroginástica e também a parte de recuperação na fisioterapia. Uma universidade também nos apóia, disponibilizando estagiários da área de Psicologia, Medicina, Direito, Administração, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Educação Física e ainda fornece bolsa de estudo para nossos atletas aprovados em vestibular em seus 56 cursos, e, por fim, a Gremig. Falando assim, parece muito, mas ainda é pouco em relação a nossas metas e objetivos, e, por isso, novamente aproveito pra convocar os grandes investidores que temos na cidade para se juntarem a nós.

Como funciona a parceria com a Cemig / Gremig?

Na verdade não existe parceria com a Cemig, mas sim com a Gremig que é a Associação dos Funcionários da Cemig, a maior de Minas Gerais, hoje com 60 sedes, e mais de 38 mil associados. Somente na região Metropolitana são 18.000 e aqui em Contagem algo perto de 4.000 a 5.000. Tenho dito que tudo aconteceu em função da visão administrativa e empreendedora da Direção da Gremig encabeçada por três pessoas: o presidente Cássio Amorim, o conselheiro Clever Soares e pelo diretor da Campestre Teodoro de Jesus que no primeiro momento fizeram um período experimental. Hoje nosso leque vai se abrindo, e o presidente espera ampliar nossas relações. Utilizamos a estrutura da sede, que é algo de primeiro mundo, com uma área de 600 mil metros de mata nativa, e vamos procurar ampliar ainda mais essa estrutura, e com certeza vamos nos apoiar nos benefícios que o negócio futebol poderá nos trazer, pois trata-se de algo que pode dar grandes resultados para ambos os parceiros.

Fale um pouco da parceria com o Goiás...

A parceria com o Goiás e com o Paulista de Jundiaí ainda está em aberto, e depende, e muito, dos nossos atletas, pois somente se efetivará se algum deles ficar definitivamente no elenco de um desses clubes. Nossos atletas pré-selecionados continuam treinando e aguardando a convocação para um período de observação, com a possibilidade de efetivação ou não. Se algum agradar, um desses dois clubes passará a nos ajudar na manutenção do departamento de futebol.

Os torcedores podem assistir aos jogos do time em casa? Qual a capacidade de público?

Podem sim, claro. Mandamos nossos jogos em um clube Campestre, portanto, o acesso somente pode acontecer nos dias de jogos, e podemos receber confortavelmente de 800 a mil pessoas.

Qual a data da reapresentação dos atletas e da comissão técnica?

A reapresentação do nosso elenco vai acontecer após o Carnaval, ainda vamos definir a data. Sabemos que as competições anteriormente citadas somente se iniciarão na segunda quinzena de março, então teremos tempo hábil para nos preparar.

Como será composto o departamento de futebol do Contagem para este ano?

 Vamos procurar trazer para compor nosso departamento um gerente de futebol e um supervisor, com nomes ainda em estudo. Vamos trabalhar com dois núcleos, um de apoio ao treinamento, coordenado pelo Alessandro Junior que é nosso fisiologista, com uma psicóloga - Marcinha, e com o Departamento de Apoio à Saúde composto pelos fisioterapeutas Kildare, João e Rafael, pela nutricionista Grasiela, por um médico e dois enfermeiros ainda a serem definidos. Além dos treinadores Ciro Franklin e Luiz Eduardo, devemos também trazer mais um para a equipe do pré-infantil. Termos também os preparadores fisícos Cláudio Oliveira, Ferdinando Temponi e Alvaro Augusto, e dois treinadores de goleiros também a definir. Teremos ainda estagiários para dar apoio em todas as áreas citadas. Finalmente com um elenco composto por 26 jogadores em cada categoria, sendo pré-infantil, infantil, juvenil e juniores, já tendo boa parte deles sido pré-selecionados, ainda restando algumas posições carentes.