Copa Itatiaia - Belo Horizonte e Região Metropolitana

 O Maior Torneio de Futebol Amador do Brasil

   
 

Times de Contagem e Betim tentam quebrar tabus na Copa Itatiaia

Principais municípios metropolitanos campeões da Copa Itatiaia querem recuperar prestígio

A 48ª Copa Itatiaia de Futebol Amador foi iniciada no dia 14 com diversos tabus a serem quebrados. Se por um lado os 16 integrantes da chave BH tentam diminuir a hegemonia dos clubes da chave Metropolitana, que venceram oito das últimas dez edições, existem marcas a serem quebradas na própria Metropolitana. Os representantes de Contagem e Betim, os municípios do "interior" com o maior número de títulos gerais na competição, buscam interromper a seqüência recente de maus resultados.

O futebol contagense, detentor de cinco títulos-três do Frigoarnaldo (1990, 1996 e 1998) e dois da Esab (1971 e 1973), além de três vices da Itatiaia, desde a campanha do Udinese, na 43ª edição/2004, não alcança o primeiro lugar do grupo. Em 2005, Frigoarnaldo e Udinese somaram seis pontos, mas perderam as vagas, respectivamente, para o Santa Cruz, de Fidalgo, e o Vila Rica, de Sabará. No ano seguinte, o Fonte Grande fez um ponto e o Monte Castelo perdeu seus três jogos. Em 2007, Farroupilha e Guanabara não somaram nenhum ponto e, no ano passado, o Fonte Grande fez três pontos e o Ressaca, zero.

Na atual Itatiaia, o campeão municipal Camarões e o vice Santa Cruz entraram com a missão de melhorar o saldo de quatro vitórias, três empates e 17 derrotas registrado nas últimas quatro edições. O Camarões tem quatro pontos e é vice líder do grupo 2, enquanto o Santa Cruz tem dois pontos no grupo 4 e não tem mais chances de classificação.

A várzea de Betim também busca recuperar seu prestígio, conquistado com o Minas, do Citrolândia, que foi campeão em 1992, 1993 e 2000 e vice em 1988 e 1991.

Entre a 44ª e a 47ª edições, as duas participações do Industrial e uma do Oeste, Santa Isabel, Renascença, Sete de Setembro, Oriente e Colo Colo resultaram em sete vitórias, quatro empates e 13 derrotas.

Na 48ª edição, o Minas (campeão da Série A betinense) tem cinco pontos e lidera o grupo 4. O São Luiz (campeão da Série B) levou 3 a 0 do Vila Nova, de Santa Luzia, e 3 a 1 do Tavares, de Confins, e está eliminado.