Copa Itatiaia - Belo Horizonte e Região Metropolitana

 O Maior Torneio de Futebol Amador do Brasil

   
 

História recente registra hegemonia de clubes da região metropolitana sobre os da capital na Copa Itatiaia

Tradicionalmente a Copa Itatiaia de Futebol Amador é disputada por 32 equipes, sendo 16 na chave BH e 16 na chave Metropolitana. Na primeira fase cada chave é composta por quatro grupos de quatro equipes. Ao final de três rodadas, com os adversários de grupo se enfrentando, somente o primeiro colocado de cada um dos quatro grupos avança para as semifinais de chave, que é decidida em um único jogo, a exemplo da final, que antecede a final geral.

 grande decisão coloca lado a lado os campeões das chaves BH e Metropolitana, que são conhecidos após cinco rodadas, ou 27 jogos dentro de cada chave.

O 55º e último jogo da Copa Itatiaia tem sido, nos últimos anos, o maior desafio para as equipes da capital. Desde 1990 o retrospecto é amplamente favorável aos clubes da região metropolitana: foram 14 conquistas interioranas contra cinco belo-horizontinas. Nas últimas dez edições foram oito títulos dos representantes do interior e dois dos times da capital, que há quase duas décadas (desde 1989, com o Santo André) não tem bicampeão geral.

Minas, de Betim

Na decisão da 32ª edição, em 1993, o Minas, de Betim, venceu o Mineirinho, do Alto Vera Cruz, e se mantém como o último campeão seguido. A chance do título em seqüência foi quebrada nove vezes na Itatiaia, sendo a última delas pelo Campolina, de Esmeraldas, que na 46ª edição/2007 impediu a festa do Santa Catarina, da Pedreira Prado Lopes.