www.futebolamadordeminas.com

Prestação de Serviços Gratuitos ao Futebol Amador de Minas Gerais

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

   
 

Liga Desportiva de Contagem comete “GAFE” histórica

No mês em que comemora uma data expressiva (completou 50 anos no último dia 04 de dezembro), a Liga Desportiva do Município de Contagem – MG, que segundo o seu atual presidente, Ernane Marcos do Carmo, é a maior Liga de Futebol Amador do Brasil, acaba de entrar para a história do futebol pela porta dos fundos.

O fato que motivou a entidade a cometer a “GAFE” aconteceu no último domingo (07/12) quando se encerrou as quartas-de-final do Campeonato do Módulo II da temporada de 2008.

Esta fase da competição foi disputada por 8 equipes, divididas em duas chaves de 4 equipes cada uma. A fórmula de disputa desta fase indicava que as equipes de uma chave enfrentariam os adversários da outra, e ao final, classificariam para a semifinal a primeira e segunda colocada de cada chave.

Esta fórmula disputa é adotada praticamente em todas as competições da Liga de Contagem. Mas nem os Clubes nem o Departamento Técnico da Liga jamais atentaram para o fato de acaba de acontecer. O risco deste fato acontecer já existe há muito tempo, mas a Liga sempre contou com a “sorte” e ele somente aconteceu depois de muitos anos em esta fórmula é adotada.

Em uma chave estavam as equipes do Cruz Azul, Fumacinha, Smirna e Vasquinho. A outra chave era composta por Darci Vargas, Estrela Azul, Pastoril e Jardim Piraquara.

As equipes do Cruz Azul, Fumacinha e Smirna venceram todos os jogos, ou seja, obtiveram 100% de aproveitamento. Conseqüentemente as equipes do Darci Vargas, Estrela Azul e Jardim Piraquara perderam as quatro partidas que disputaram ficando com 0% de aproveitamento.

Mas devido aos critérios de desempate, o Cruz Azul, mesmo com 100% de aproveitamento, não se classificou porque ficou em terceiro lugar na sua chave, atrás do Fumacinha e do Smirna.

Porém, na outra chave, a equipe do Pastoril se classificou com três pontos e o Jardim Piraquara também se classificou, mesmo tendo perdido todos os quatro jogos que disputou, ou seja, ficando com 0% de aproveitamento.

Gostaria que algum especialista em Futebol aponte (se é que isto é possível) um campeonato de Futebol em qualquer parte do mundo onde uma equipe vença todos os jogos e não se classifique e uma outra, mesmo perdendo todas as partidas da competição se classifique para a fase seguinte.

A Liga de Contagem é a grande culpada pelo episódio, mas os clubes também tem a sua parcela de culpa. Os dirigentes aceitam sem discutir a fórmula de disputa que já vem pronta do Departamento Técnico para a sala de reuniões dos Conselhos Arbitrais das competições.

Todos os esportistas de Contagem esperam que, para a próxima temporada, a Liga reveja as fórmulas de disputa de suas competições, para não correr o risco de se tornar alvo de piadas e chacotas dos militantes do Futebol Amador do espalhados por todo o Brasil.