www.futebolamadordeminas.com

Prestação de Serviços Gratuitos ao Futebol Amador de Minas Gerais

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

   
 

Aniversário - Cruz Azul, de Contagem,  celebra 29 anos e sonha alto

Tradicional equipe do futebol de Contagem foi fundada em 8 de dezembro de 1979  

 Cruz Azul conquistou o título de veteranos de 2008

Tradicional clube de futebol de Contagem, o Cruz Azul comemora na próxima segunda-feira (8) o seu 29º aniversário. A Sociedade Esportiva Cruz Azul, do bairro Novo Eldorado, começou com uma reunião na casa de Joanizio Jardim de Oliveira, no dia 8 de dezembro de 1979, quando os homens presentes decidiram formar uma equipe de futebol. De comum acordo, escolheram o nome de Sociedade Esportiva Cruz Azul para o novo clube que surgia no futebol amador da cidade. No dia 22 de dezembro de 1979, a diretoria eleita se reuniu para elaborar o "Estatuto do Clube", tomando como base o modelo já adotado por vários clubes, sendo aprovado pela Federação Mineira de Futebol. A posse da primeira diretoria do Cruz Azul aconteceu no dia 15 de janeiro de 1980. Ainda na primeira metade dos anos 80 o Cruz Azul jogava apenas com a categoria de amadores, formando duas equipes. Em janeiro de 1987 surgiu a equipe de veteranos, que colocaria definitivamente o nome do Cruz Azul no rol dos clubes mais tradicionais da cidade. O clube conseguiu montar uma boa equipe e começou a fazer frente aos principais clubes. Já no ano de 1988, o quadro de veteranos chegou à decisão do Torneio "Cleber Sabino". Em 1989 o time de veteranos disputou o "Campeonato Classista", promovido pela Liga de Contagem, chegando novamente à decisão, mas perdendo o título depois de sofrer um gol olímpico, quase no final da partida.

Anos 90

No início dos anos 90, a equipe de veteranos continuava a crescer e se tornou muito respeitada entre os rivais. Em 1991, novamente o clube chegou à decisão do "Campeonato Classista", perdendo o título mais uma vez. Enquanto isso o time de amadores continuava sua luta sem conseguir montar bons times, e com isso, não conseguia se firmar entre os grandes. A segunda metade dos anos 90 foi uma das melhores fases da história do Cruz Azul. O clube começou a contar com o apoio de alguns comerciantes do bairro, e com isso, conseguiu montar boas equipes em todas as categorias. Em 1997, o time de veteranos foi eliminado do Campeonato já na fase semifinal, sendo derrotado pelo Santa Luzia, no campo do adversário. Em 1998, novamente o time de veteranos perdeu a chance de disputar a final do campeonato, sendo derrotado na segunda partida, em casa, pelo Granja Adélia, depois de uma campanha invicta até então. No mesmo ano o Cruz Azul montou uma forte equipe na categoria de juniores e conquistou o título, sendo este o primeiro título oficial do clube. Nos anos seguintes (1999 e 2000) foi a vez da equipe de amadores conseguir sucesso nas competições. Em 1999, a equipe chegou à decisão do Campeonato da Divisão Intermediária (hoje extinta) e ascendeu à Primeira Divisão da Liga de Contagem. No ano 2000 a equipe repetiu a façanha e disputou a final da primeira divisão, galgando assim o mais alto degrau do futebol de Contagem: a Divisão Especial.

Século 21

Os anos 2000 ainda não trouxeram bons ventos para o clube. Com exceção novamente da categoria de veteranos, que disputou a final do único campeonato oficial de veteranos (2002), as demais categorias decepcionaram neste início de século. O quadro de juniores não fez uma boa campanha em 2001, e desistiu de disputar os campeonatos de 2002 e 2003. A equipe amadora, depois de duas campanhas ruins na Divisão Especial (2001 e 2002), acabou sendo rebaixada para a primeira divisão em 2002. O ano de 2003 talvez tenha sido o pior na história do Cruz Azul. Novamente a exceção foi o quadro de veteranos, que com muita luta de todos os seus integrantes, conseguiu disputar o campeonato da categoria. A equipe de juniores desistiu de disputar o campeonato a semana do seu início, por falta de recursos materiais e financeiros. O quadro de amadores também desistiu de disputar a primeira divisão, sendo automaticamente rebaixada para a segunda divisão. Nas temporadas de 2004 e 2005 o clube passou grandes reformulações, dentre elas a inauguração de um complexo de lazer em torno de seu campo no Novo Eldorado. Em 2008 a equipe sagrou-se campeã do torneio de veteranos da Liga de Contagem ao vencer a forte equipe do Ipiranga por 3 a 1 nas cobranças de pênaltis após empatar em 1 a 1 no tempo normal.