Futebol Amador de Minas Gerais

O Esporte do Verdadeiro Amor à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

 

 
 

Fonte: Jornal "Super Notícia"   -   www.supernoticia.com.br

 

Começa hoje a maior festa do Futebol Amador de Minas Gerais

Dezesseis jogos abrem hoje mais uma Copa Itatiaia, que reúne 32 times de BH e região metropolitana

Começa hoje a 47ª edição da Copa Itatiaia de Futebol Amador, competição que foi criada para incentivar o futebol de várzea na região metropolitana de Belo Horizonte durante o período de férias dos clubes profissionais. Principal referência para os "atletas de fim-desemana", a competição conta com 32 equipes (16 da chave BH e 16 da Metropolitana). Passaram pelo torneio nomes como Toninho Cerezo, Paulo Isidoro e Marinho, além do árbitro Márcio Rezende de Freitas.

A competição terá quatro etapas: 1ª fase, semifinal, final das chaves e finalíssima (entre os campeões de chave). A fase classificatória será disputada em apenas um turno com os primeiros colocados de cada uma das quatro chaves garantindo vaga na semifinal. A semifinal será disputada em uma partida, que apontará os finalistas das duas chaves. Na finalíssima, o campeão da capital enfrenta o campeão da Grande BH.

O atual campeão da competição é o Campolina, da cidade de Esmeraldas, que impediu o bicampeonato do Santa Catarina ao vencer a equipe da Pedreira Prado Lopes por 3 a 1. O maior vencedor da Copa Itatiaia é o Santa Cruz, de Belo Horizonte, com quatro títulos. Frigoarnaldo, de Contagem, Minas, de Betim, e Venda Nova com três títulos cada.

A copa, que nos últimos anos teve média de 3,5 gols por partida, também revelou jogadores que depois se transferiram para clubes grandes e acabaram sumindo. É o caso, por exemplo, do atacante Meio Quilo, que em 2004 conquistou o campeonato pelo Canto do Rio, de Brumadinho, e foi contratado pelo Atlético. O atacante não deu certo no Galo e acabou emprestado para o Corinthians de Alagoas onde acabou dispensado.

Campeão joga em casa

Atual campeão do torneio, o Campolina estréia hoje, às 16h, em seu campo, contra o Colo-Colo, de Betim. Com uma das melhores médias de público da última edição (cerca de 4.000 torcedores por partida) o Campolina manteve a base que levou o título na final contra o Santa Catarina e aposta no conjunto para fazer uma boa campanha.

"O Renato (Neves, treinador) conhece bem a competição, que já ele ganhou oito vezes, e tem trabalhado muito nos últimos dias para acabar de acertar o time da estréia. Estamos muito confiantes de que ele vai levar nossa equipe a uma boa campanha", diz o presidente do conselho deliberativo do Campolina, Eliseu Alves.

O vice-campeão Santa Catarina, equipe da Pedreira Prado Lopes, enfrenta o Aldeia, do aglomerado da Serra.

"Essa vai ser a terceira vez que disputo a competição pelo Santa Catarina. Fomos campeões em 2006 e vice este ano”, diz o treinador Fernando Moreira.