Futebol Amador de Minas Gerais

O Esporte do Verdadeiro "Amor" à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

 

Fonte - Jornal Diário da Tarde - BH - MG - Sábado - 30/12/2006

Jogos da Amizade do Grêmio Mineiro terá atrações internacionais

Nesta segunda-feira, o campo do Grêmio Mineiro volta a ser o centro das atenções da várzea mineira. A partir das 9h, acontecem os Jogos da Amizade, que já se tornaram uma tradição para os moradores do bairro Santo André e freqüentadores do futebol amador. Em sua 17ª edição, vai reunir atletas e ex-atletas profissionais e de importantes equipes da várzea, muitas com participação na Copa Itatiaia, por equipes como Araribá, Santa Catarina, Benfica e Grêmio Mineiro. Entre os profissionais convidados, destacam-se atletas como Somália e Alex Mineiro, que estão atuando no exterior.

Serão três jogos de confraternização, na categoria master (9h), reunindo atletas com mais de 45 anos; para amadores divididos entre cruzeirenses e atleticanos (14h), e a partida que promete ser a grande atração do dia, o famoso confronto entre Brancos x Pretos, entre atletas profissionais e destaques da várzea.

A tradição começou por iniciativa de Nelsão, abnegado desportista do Grêmio Mineiro, que queria simplesmente realizar uma pelada de confraternização entre amigos. “Tivemos a idéia de dividir os jogadores entre negros e brancos. Uma brincadeira, sem pré-conceito. E isso nunca teve problema algum para nós”, explica o organizador.

Logo depois surgiu a idéia de batizar a partida de Jogo da Amizade. Como Nelsão conhecia o atleta Reinaldo Rosa dos Santos, que começou a carreira no Grêmio Mineiro, antes de se consagrar como profissional no Atlético, iniciou-se o contato com outros jogadores profissionais. Com o tempo, o evento ficava cada vez mais estruturado, sempre com a participação de atletas de renome e destaques da várzea. O primeiro jogo foi em um campo pequeno, depois em uma quadra, até passar para o campo do Grêmio Mineiro, tornando-se o campo oficial dos Jogos da Amizade, já com mais de uma partida.

União mantém alegria no Grêmio Mineiro

Em 1998, o atleta Valdir, mais conhecido na várzea como Pelé, passou a integrar a organização do evento, ao lado Nelsão. Eles contam também com o importante apoio do vereador Geraldo Félix e com parcerias com o Mercado Central.

Também em 1998, o lateral Dedê, já no Borussia Dortmund, da Alemanha, participou da tradicional pelada, o que contribui para o aumento do público. “A maior pelada de Minas Gerais é a nossa”, conta, animado, Nelsão. Segundo ele, a última edição dos Jogos da Amizade teve mais de quatro mil torcedores no estádio. Nesta segunda-feira, a expectativa é de que o público compareça na mesma proporção, inclusive com a participação de uma charanga. Nelsão lembra que as outras categorias master e amadora (Cruzeiro x Atlético), foram criadas para atender à demanda de atletas, que continua crescendo.

A festa é aberta ao público e também homenageará personalidades do meio esportivo, como o radialista Álvaro Damião e o editor de esportes do Diário da Tarde, Carlos Cruz. Após os jogos, haverá um churrasco para os jogadores, organizadores e convidados.

************