www.futebolamadordeminas.com

Prestação de Serviços Gratuitos ao Futebol Amador de Minas Gerais

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

   
 

IASHIN - o "Aranha Negra"

Lev Ivanovic Iashin - Goleiro - Moscou (Rússia) - 22.10.1929 

Considerado o melhor goleiro da história do futebol. Iashin, a lenda que se tornou o "Aranha Negra", é também o maior astro do futebol soviético de todos os tempos. Recebeu esse apelido por estar sempre à espreita, muito bem colocado e com um uniforme inteiro preto (camisa, calções e meias). Apresentava grande segurança embaixo das traves e na saída dos gols.

Jogou em apenas um time em toda carreira: o Dínamo de Moscou, clube por qual jogou entre 1949 e 70. Foi cinco vezes campeão nacional (54, 55, 57, 59 e 63) e três vezes da Copa da URSS (53, 67 e 70). Pela Seleção da URSS, jogou as Copas de 58, 62 e 66. Foi campeão da Eurocopa de Seleções em 60 e Olímpico em 56. Fez 78 partidas oficiais. Recebeu a medalha de ouro da FIFA, por seus serviços prestados ao futebol, além da Medalha Lênin, na URSS. 

Foi o único goleiro a ganhar a Bola de Ouro - entregue ao melhor jogador europeu do ano -, em 1963. Sua elevada estatura (1,90 m), sua elasticidade e seu incrível sangue-frio fizeram com que Iashin se tornasse a maior legenda entre todos os arqueiros da história. Era acrobático e místico, capaz de evitar gols apenas com sua presença, assustando os atacantes.

Uma passagem tornou-se famosa em sua extensa carreira. Era 1959, e a URSS enfrentava a Hungria em uma partida válida pela Eurocopa. O Estádio de Budapeste estava lotado e empurrava o selecionado local. Em um contra-ataque rápido, o grande goleador húngaro Tiji ficou cara a cara com Iashin e o goleiro russo estava adiantado, fora da grande área. Conta-se que o atacante, intimidado com a sombra e a presença do Aranha, teria chutado fraco, facilitando a defesa de Iashin. Em 21 anos de Dínamo, tomou apenas 326 gols, uma média de menos de 16 por ano.

 "Algumas vezes me cansei do futebol. É duro treinar no outono. Chove, o gol fica cheio de lama, faz frio. Muitas vezes me perguntei: o que estou fazendo aqui?"
(Iashin, ao se despedir dos gramados)

 "Meu segredo? É fumar um cigarro para acalmar os nervos e tomar uma boa vodca para tonificar os músculos"
(Iashin, respondendo a jornalistas)

 "Gilmar dos Santos Neves é o maior goleiro do mundo."
(Lev Iashin, este sim, considerado o maior arqueiro do mundo)