46ª Edição da Copa Itatiaia - 2006 / 2007

Belo Horizonte e Região Metropolitana

 O Maior Torneio de Futebol Amador do Brasil

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

Fonte: Jornal Diário da Tarde - BH - MG - Terça-Feira - 02/01/2007

Atlantic empolga a torcida do bairro São Lucas na Copa Itatiaia

Uma equipe de futebol amador vem trazendo alegria e muita emoção para o Bairro São Lucas. Tudo começou com uma parceria firmada entre os dirigentes do Atlantic, através do convite feito por Doca, diretor do clube, para o técnico Carlos Eduardo. Carlinhos, como é conhecido na várzea, na verdade volta para o Atlantic, depois de ter passado pelo clube no ano de 2003, onde comandou a equipe júnior e conseguiu sagrar-se campeão do campeonato de futebol amador promovido pelo Setor de Futebol Amador da Capital (SFAC). Agora, todos se concentram numa parceria que novamente vem fazendo sucesso e promete balançar os torcedores que acompanham a várzea. O Atlantic está na semifinal da Copa Itatiaia, e vai jogar amanhã contra o Cachoeirinha, no Campo do Pitangui, às 20h30.

Com oito anos de experiência no futebol amador, o técnico Carlinhos chegou a dar várias voltas para formar o time que hoje está com bom desempenho na Copa Itatiaia. De acordo com o treinador, ao chegar no início de 2006 para dirigir o time, depois de sair do Santa Catarina, a equipe se encontrava com aproximadamente 22 jogadores. O técnico levou outros sete reforços que conhecia na várzea para deixar o time mais forte e competitivo. O Atlantic conseguiu a vaga para Copa Itatiaia ao se classificar entre os 12 primeiros no campeonato realizado pela SFAC, mas o desempenho na Copa Centenário desanimou a equipe, fazendo com que vários jogadores abandonassem o time. Dessa forma, Carlinhos reuniu vários jogadores que já conhecia da várzea e montou uma nova equipe.

”Tenho que ter pelo menos um ano de trabalho no clube para colher os resultados¨, afirma o treinador, que já recebeu um convite para também dirigir o júnior do Atlantic. Como segredo para o sucesso que seu clube vem fazendo, o técnico destaca a amizade entre todos. ¨Para se fazer um bom time na várzea, tem que ter amizade. Se não tiver companheirismo, não tem jeito¨, destaca. Na Copa Itatiaia, o clube empatou e perdeu nos pênaltis contra o Poliester, e ganhou as outras duas partidas, uma contra o Mineirinho e a última contra o Benfica. O último jogo levantou o moral do Atlantic, já que o time venceu por 4 a 1, resultado que destoa da maioria dos jogos da Copa Itatiaia, que tem como característica o equilíbrio entre os times. ¨Estamos animados, mas vamos com os pés no chão. Só por estarmos classificados já significa que as equipes são boas. Respeitamos todos os adversários¨, disse Carlinhos.

O Atlantic não possui o título da Copa Itatiaia, mas o time já disputou a final por duas vezes (em 2002 e 2004). O técnico Carlinhos já passou por várias equipes de peso, como Mineirinho, Pompéia e Santa Catarina, e agora diz estar preparado para ir em frente. Porém, o técnico destaca o grande passo dado pela equipe. ¨Eu sempre entro em um time com um objetivo. Aqui, eu queria colocar o Atlantic na Copa Itatiaia, e isso nos já conseguimos¨.

Para a próxima partida, o treinador convoca toda torcida, já que vai sair um ônibus do Bairro São Lucas para levar os torcedores.

Time conta com reforços de grande experiência

Para reformular a equipe do Atlantic para a Copa Itatiaia, Carlinhos não poupou esforços e foi atrás de jogadores de peso. Um exemplo disso é o goleiro Ricardo Alexandre. O atleta já passou pelas categorias de base do América, e também pela base do Vila Nova. Ao se profissionalizar em 95, Ricardo continuou no Vila Nova e conquistou o Campeonato Mineiro do Módulo B em 95.

Em 97, Ricardo foi vice-campeão mineiro pelo time, depois de perder para o Cruzeiro naquela partida, que reuniu um dos maiores públicos já vistos no Mineirão, aproximadamente 130 mil torcedores. Por motivos pessoais, o atleta acabou se distanciando do profissional. Hoje, eu estou aberto a propostas. “Se surgir alguma oportunidade penso em voltar a jogar profissionalmente”.

O atleta, nesse tempo fora do futebol profissional, se envolveu com equipes da várzea de Ravena, cidade onde mora, e Caeté, chegando a disputar a Copa Itatiaia pelo time Jonas Veiga. Agora, Carlinhos, que é amigo do goleiro, fez o convite para o atleta defender o Atlantic. “O pessoal do time é muito acolhedor, fiquei muito feliz em ser convidado. Quero agora retribuir o convite com um bom desempenho”, afirma. Segundo o goleiro, a Copa Itatiaia é um torneio muito disputado e que certamente os adversários vão ser difíceis, mas a expectativa do clube é boa e os jogadores vão defender a camisa do clube.

Outros dois reforços também têm sido importantes para o sucesso do Atlantic. Um é Dilei, que já tem passagem pelas categorias de base do Atlético Santa Teresa, além de ter passagens por equipes amadoras de Belo Horizonte e do interior. Outro é Marlon Guimarães, que é o atleta mais novo do Atlantic, com apenas 17 anos. O atleta já disputou o Campeonato Minero pelo Atlético Santa Teresa, e agora quer conquistar a Copa Itatiaia para o Atlantic.

**********