Futebol Amador de Minas Gerais

O Esporte do Verdadeiro "Amor" à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

2ª Copa dos Campeões - BH - MG - 2006

Data do Início:  14/ Maio / /2006

Regulamento

CAP. 1- DOS CLUBES PARTICIPANTES

Art. 1- A Comissão Organizadora Da Copa dos Campeões De Futebol Amador estabelece o presente Regulamento que dispõe sobre as normas que regerão a disputa,e Funcionamento do torneio.

Art. 2- A Copa Noroeste de Futebol Amador tem por objetivo promover competições organizadas, proporcionando a integração e intercambio entre varias associações de B.H.

 

 

Art. 1-Para participar do torneio, cada associação deverá se inscrever na Comissão Organizadora da Noroeste de Futebol Amador através de formulário próprio e apresentar um Campo para a disputa do seus jogos.

 

 

Art. 2-Os atletas que irão participar deste evento, ao assinarem á sumula do jogo deverão apresentar ao Arbitro ou ao Representante da partida a Carteira de Atleta de sua Associação, também será aceita a carteira de Identidade Original em casos Excepcionais, devendo o responsável pela sua associação apresentar a carteira de Atleta até 24 horas após a realização da Partida

 

 

OBS: CABE AOS Srs. REPRESENTANTES ZELAR PELA MANUTENÇÃO DAS REFERIDAS CARTEIRAS, CUIDANDO PARA QUE SEUS ATLETAS AS APRESENTEM QUANDO FOREM ASSINAR A SÚMULA DE JOGO.

Art. 3- Será fornecida a carteira de atleta que o habilitará a disputar os jogos e assinar a sumula de jogo.

Art. 4-A ficha de inscrição devera ser preenchida a maquina ou em letra de forma, contando nome,endereço e número do Documento do Atleta bem como a assinatura do mesmo, conferindo como a documento apresentado. É necessário fornecer uma Foto 3x4 e copia do documento no ato da inscrição.

 

Art. 5- A Associação poderá inscrever no mínimo de (15) quinze ,no Maximo de (25) vinte e cinco atletas. ficha  e a taxa de Inscrições deveram ser entregues uma semana antes do inicio da Copa.

 

Art. 6- As inscrições  terão que ser concluídas na data estipulada pela comissão organizadora da Copa.

 

Art. 7- Após a entrega das fichas de inscrições  não poderá mais haver substituições,de atletas nas mesmas.

 

Art. 8- As Associações com o mando de campo tem por obrigação, marcar o campo de maneira visível, colocar redes e apresentar (02) duas bolas em condições de jogo,devera se responsabilizar pela segurança do Arbitro e do Representante da Partida escalada pela comissão Organizadora da Copa Noroeste de Futebol Amador.

 

OBS:O NÃO CUMPRIMENTO DESTE ARTIGO,RESULTARA EM PUNIÇÃO QUE VÃO DESDE Á PERDA DOS PONTOS ATÉ A SUA ELIMINAÇÃO DE ACORDO COM A GRAVIDADE DOS FATOS.

 

Art. 9- Cada Associação será responsável pelos atos de indisciplina de seus atletas,diretores,torcedores e demais membros devendo zelar pela segurança da partida permitindo seu bom andamento,incidentes serão  julgados pela Comissão Organizadora da Copa.

 

Art. 10-Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de (60,00) sessenta reais que será revertida em premiações.

 

Art. 11- A Assinatura do Representante das Associações nas fichas de inscrições implicara no aceite   das normas Estabelecidas neste regulamento,bem como em acatar na obrigatoriedade estabelecidas posteriormente pelos Organizadores Do evento ao bom desempenho do mesmo.

 

Art. 12- É de inteira responsabilidade das Associações a inclusão de Atletas inaptos para a partida ou  a pratica do esporte sem Condições ideais de saúde.

 

Art. 13- Cada Associação deverá cuidar do seu próprio material medico-farmaceutico para atendimento dos seus atletas.

 

Art. 14- Poderão ser feitas (06) seis substituições de atletas no decorrer do jogo,sendo (05) cinco jogadores de linha mais o Goleiro.

 

Art. 15- As Associações deverão se apresentar (15) quinze minutos antes do horário marcado para a partida com o uniforme Completo ou seja (camisas,calções e meiões,para assinarem a sumula do jogo.Cada equipe deve apresentar ao arbitro uma lista com os nomes e números dos atletas antes da partida.

 

PS: EM CASO DE UNIFORMES IGUAIS O MANDANTE DO JOGO DEVERÁ TROCAR AS SUAS CAMISAS. ISTO NÃO OCORRENDO O MESMO PERDERA OS PONTOS DA  PARTIDA EM DISPUTA.

Art. 16- A sumula do jogo será o documento oficial e qualquer irregularidade na partida será analisada e julgada quando for Relatada pelo arbitro na mesma, os atletas,os técnicos e massagistas deverão assinar a sumula antes do inicio das partidas ou no máximo ate intervalo.

Art.17-As taxas de arbitragem deverão ser pagas antes de iniciar as partidas. Se caso o arbitro quiser receber a taxa após as Partida,fica sob sua inteira responsabilidade,as associações que deixa de cumprir sua parte será declarada  perdedora por W-O.

 

CAP. II – DA FORMA E SISTEMA DE DISPUTA.

 

Art.1- A forma  de disputa da competição será decidida pelos representantes das associações que escolherão o melhor Sistema para a mesma. O sistema escolhido será regulamentado de modo a ter suas regras definitivas,não cabendo qualquer recurso após essa definição.

 

Art. 2- Na fase final da competição os jogos serão marcados pela Organização da Copa Noroeste,em comum acordo com as Associações,havendo impasse a Comissão decidirá pelo local da partida não cabendo qualquer recurso.

 

Art. 3- Após o termino da primeira fase as associações classificadas serão divididas em grupos,sendo que os jogos Dessa serão realizadas em dois jogos (IDA E VOLTA),entretanto a associação de melhor campanha na primeira fase fará Sempre o segundo jogo (VOLTA) em seu campo até a fase semifinal e ainda terá a vantagem de dois resultados iguais

 

(OBS: os empates;uma vitória e uma derrota pelo mesmo placar),em casos especiais,classifica-se o melhor terceiro.No entanto a associação que adquirir a vitória de qualquer placar no primeiro jogo,salvo a associação de melhor campanha somente perdera a classificação se perder o segundo jogo por um saldo de gols maior do que sofreu no jogo de ida,porem a associação que não comparecer para o jogo de volta,mesmo tendo adquirido a vantagem ou não estará automaticamente eliminada da Copa Noroeste,inclusive aquela que der o W-O em qualquer jogo de ida ou de volta.

 

Art. 4- Se houver algum tipo de conflito ou tumulto nos jogos de ida e volta,o campo poderá ser vetado para futuros Jogos,a   Comissão Organizadora da Copa Noroeste em suas atribuições poderá determinar realização dos jogos em campo Neutro.

Art. 5- Os critérios para a semifinal são:(o 1º melhor colocado contra o 4º colocado,o 2º  colocado contra o 3º colocado.Havendo vantagem para o 1º e 2º colocados,dois empates ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo placar.Em caso de empate de pontuações.)

Art. 6- Este torneio será regido pelo sistema de pontos ganhos observando os seguintes critérios:

a)-por vitória __ (03)três pontos ganhos

b)-por empate__ (01) um ponto ganho.

Art. 7- Os jogos serão realizados nas datas e horários previstos nas tabelas não será permitido mudanças pelos Representantes das Associações.

Art. 8- Se ao termino dos jogos da primeira,segunda ou demais fases,duas ou mais associações estiverem empatadas por pontos ganhos para se conhecer os primeiros classificados será obedecidos os seguintes critérios abaixo relacionando pela ordem ate o desempate.

A) - Maior números de vitórias.  

B) - Maior saldo de gols.  

c) - Maior número de gols marcados

d) - Confronto direto.

e) - Por sorteio em dia, hora e local a ser designados pelos Organizadores do evento.

Art. 9-Quando por decisão da Organização do evento for atribuídos pontos ganhos,a qualquer associação que os tenha perdidos em uma só partida o resultado será abandonado para efeito de cálculos de saldo de gols,números de vitória,numero de gols sofridos e conquistados ou no confronto direto e quais quer que seja o critério concedendo a Associação o placar de vencedora por (1x0)um a zero.

CAP. III - DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES

Art. 1- Ressalvas as sanções de natureza regulamentar aqui expressas, as infrações serão processadas e julgadas pelos Organizadores do evento.

Art. 2- O atleta que receber (03) três cartões consecutivos ou alternados será suspenso por uma partida.

Art. 3- O atleta que receber (01) um cartão vermelho implicara em multa de R$03,00,três reais e suspensão de uma partida,sendo julgado pela Organização do evento em casos graves.

Art. 4-A Associação que o arbitro cite em seu relatório por agressões físicas graves ao próprio arbitro, serão julgadas pelos os Organizadores do evento (O ATLETA QUE AGREDIR O ARBITRO,ADVERSÁRIOS OU REPRESENTANTES DO JOGO,SERÁ AUTOMATICAMENTE ELIMINADO DO EVENTO,NÃO CABENDO RECURSOS EM QUALQUER INSTÂNCIA.)

Art. 5- As Associações que usar um atleta ou mais em situações irregular,OBS;JOGADORES NÃO ESCRITOS NESTE EVENTO,JOGADORES SUSPENSOS COM CARTÕES VERMELHOS,perderão (05) cinco pontos na tabela de classificação.

Art. 6- Todos os atletas só serão considerados em condições de jogo após ter a sua credencial carimbada e visada pela Comissão Organizadora.

Art. 7-As reclamações e recursos serão feitos através de oficio destinado a Comissão Organizadora com o máximo de 24 horas após as partidas,a Comissão só acatará reclamações e recursos com base neste regulamento.

CAP. IV - DA INTERRUPÇÃO OU SUSPENSÃO DAS PARTIDAS.

Art. 1- Só será permitido o adiamento de uma partida nos seguintes casos.

a)-Total falta de condições do Campo.

b)-Insanidade física do arbitro no local da partida.

c)-Problemas outros de relevada importância ao julgamento do arbitro ou do Representante da Copa.

Art. 2- Somente os Organizadores do evento em comum acordo com o arbitro terão competência sobre o adiamento ou interrupção da partida baseados nas seguintes hipóteses.

a)- Falta de garantia ou segurança.

b)- Conflitos ou distúrbios graves em campo de jogo.

c)- Mau estado do campo que torne impraticável ou perigoso o prosseguimento da partida.

Art. 3- A partida só será suspensa em definitivo se pelo menos após o decorrido de (15) quinze minutos de interrupção não cessarem os motivos que impedirão sua continuação.

Art. 4- Quando a partida for suspensa em definitivo por quaisquer os motivos das letras A.B.C. do Art. 1 do Cap. IV ,serão observados os seguintes preceitos. O arbitro devera pegar 3 testemunhas neutras na beira do campo.

a)- Se a Associação que tiver dado motivo a suspensão da partida na ocasião for a ganhadora, será declarada perdedora pelo placar de (1x0)um a zero,se estiver perdendo  sua adversária será declarada vencedora pelo placar que se registrar na ocasião do fato ocorrido.

b)- Se a partida estiver empatada, a associação provocadora da suspensão da partida será declarada perdedora pelo placar de (1x0)um a zero.

Art. 5- As partidas suspensas antes de esgotado o tempo regulamentar por quais os itens das letras A.B.C. do Art. 1- do Cap. IV,e do1-,serão realizados integralmente com dia,hora e local a ser designados pelos os Organizadores do evento,se nenhuma das associações tiver dado motivo a suspensão.

Art. 6-Quando a partida for suspensa em definitivo por quaisquer os motivos das letras A.B.C. do Art. 1 do Cap. IV,serão obedecidos os seguintes preceitos,se a partida tiver o decorrido de 2/3 do tempo de jogo o resultado será mantido se nenhuma das associações tiver dado motivos a sua suspensão da partida.

CAP. V - DA ORGANIZAÇÃO

Art. 1- Os casos omissos no presente Regulamento serão solucionados pelos Organizadores do evento de forma a atender harmonicamente ao interesse das Associações, não caberão recursos em quaisquer instancias desde que este Regulamento foi aprovado pelo Representante das Associações.

Art. 2- Compete somente a Organização e direção da Copa Noroeste, interpretar as disposições deste Regulamento bem como em resolver as duvidas e omissões na sua execução.OBS:As Associações que provocarem tumultos,agressões ao adversário e ao arbitro serão punidos desta Copa Noroeste e também de todas as outras que vierem  com certeza.

PREMIAÇÃO:

01-Taça para o Campeão

01-Taça para o Vice-Campeão

25-Medalhas para o Campeão

01-Troféu para  o Goleiro Menos Vazado

01-Troféu para o Artilheiro

01-Troféu para Melhor Diretoria.

B.H. 02/05//06

************

 

Marco Antônio Caetano de Andrade - Rua Leontino Moreira, 828 - Bairro Santa Helena - Contagem - Minas Gerais - Brasil - CEP: 32015-230

Telefones: (31) 3248-9381   /   (31) 3398-8364 - E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br