XVII Copa Barreiro de Futebol Amador – 2009/2010

Apoio: Hiltom Paiva (Tim)   -  Deputado Dinis Pinheiro - Edição Especial em Homenagem Honrosa a

Antônio Hermenegildo Soares (Tonhão) in memorian

       
 

REGULAMENTO GERAL

 I DAS Disposições PRELIMINARES

 Art. 1º O presente regulamento contém disposições que regerão a XVII COPA BARREIRO DE FUTEBOL AMADOR 2009/2010, com apoio dos nossos colaboradores e patronos.

 Art. 2º Será disponibilizado para as equipes participantes o regulamento da competição, consideradas conhecedores das regras da CBF, CBDJ e FIFA e das disposições deste regulamento e assim se submeterão, sem reserva alguma a todas as conseqüências que deles possam emanar.

 II DA XVII COPA BARREIRO DE FUTEBOL AMADOR 2009/2010

 Art. 3º A XVII COPA BARREIRO DE FUTEBOL AMADOR 2009/2010 tem por finalidade:

Ø      Integração entre os atletas e equipes participantes;

Ø      Incentivar o espírito de leal e saudável disputa esportiva entre os diversos bairros da região e adjacências.

Ø      O torneio tem por objetivo proporcionar à população a oportunidade de disputar competições organizadas e também fomentar o hábito do esporte e lazer, como auxiliar na preservação da saúde, da educação e da integração social da comunicação, regendo-se pelo presente regulamento.

III DA PARTICIPAÇÃO

Art. 4º Só poderão participar da competição os atletas devidamente inscritos, conforme as disposições deste regulamento, devendo todos os atletas estar em perfeitas condições físicas, aspecto este de inteira responsabilidade individual das equipes participantes da competição.

 IV DAS INSCRIÇÕES

 Art. 5º As fichas de inscrições deverão ser retiradas com a Comissão Organizadora, com prazo de entrega até o dia 19 de Novembro de 2009.  A data prevista para inicio da Copa será dia 06/12/2009.

 § 1º A equipe não poderá substituir e ou inscrever novos atletas após o dia 06/12/2009.

Art. 6º.  O(s) atleta(s) que inscrever(em) por mais de uma equipe, será válido a sua inscrição para equipe que ele assinou a primeira súmula, participando na partida. Caso ocorra do atleta participar de alguma partida para outra equipe, a mesma será penalizada com a perda dos pontos em caso de vitória e o atleta será ELIMINADO da competição.

Art. 7º Cada equipe será composta de no mínimo 12 atletas e no máximo 25(vinte e cinco) atletas.

V - DA COMPETIÇÃO

Art. 8º Em exceção às regras do Futebol, cada equipe terá a formação inicial de 11 (onze) atletas, onde um dos quais obrigatoriamente será o goleiro. 

§ 1º É obrigatório para se iniciar o jogo, no mínimo, 07 atletas.

§ 2º Cada equipe poderá efetuar 05 (cinco) substituições na partida, incluindo o goleiro.

Art. 9º Todos os jogos terão início na hora marcada, sendo permitida uma tolerância de 20 (vinte) minutos, esgotado a tolerância à equipe que não estiver presente e devidamente uniformizada será considerada perdedora por W x O. O placar será considerado em 1 x 0 e o gol será computado para o capitão da equipe vencedora. Devendo obedecer ao critério dos horários previstos.

§ 1º Fica entendido como "Hora Marcada" o horário definido no COMISSÃO ORGANIZADORA do dia 19 de Novembro de 2009.

a) A alteração dos jogos somente poderá ocorrer por motivo relevante, a critério da Comissão Técnica;

b) Todas as partidas suspensas ou adiadas deverão ser realizadas durante a semana à noite, de acordo com o artigo 10º. Todas as decisões e mudanças serão publicadas;

c) Os jogos das fases eliminatórias deverão ser realizados em campos alambrados.

Art. 10º O abandono do campo ou a interrupção do jogo por falta de atletas resultará no término da partida, prevalecendo o placar caso alguma esteja vencendo. Se o placar estiver em 0 x 0, ambas as equipes não tenham o número suficiente de atletas não será computado pontos para nenhuma agremiação. Mas se for somente uma equipe que abandone, estando o placar ainda 0 x 0 a outra será considerada vencedora pelo placar de 1 x 0.

 Art. 11º A equipe vencedora por W x O em jogos que não tiveram início, receberá os pontos da partida considerado o placar de 1 x 0 e o gol será destinado ao capitão da equipe.

 Art. 12º Todas as decisões deverão ser baseadas com as informações relatadas nas súmulas dos árbitros. Não caberá nenhum recurso, por decisões tomadas pela comissão.

 Art. 13º Qualquer partida interrompida por motivo de força maior, em virtude de condições climáticas, dificultando o árbitro dará o prazo máximo de 30 (trinta) minutos, será reiniciado no ponto em que foi paralisado, em local, dia e hora marcada pela Comissão Técnica. O árbitro é o único de autoridade maior competente, por motivo relevante decidir, suspender e interromper as partidas.

 § 1º Se houver (2/3) dois terços da partida percorrida, ou seja, 30 (trinta) minutos do 2º. Tempo, será mantido o resultado da mesma, caso contrário, as equipes voltam para o campo para terminar o tempo que falta, observando as funções disciplinares aplicadas pelo árbitro até a o momento da suspensão, isso ser nenhuma equipes dado causa na suspensão da partida.

 Art. 14º Qualquer atleta expulso por agressão física ou moral, a quem quer que seja, será julgado e incorrerá nas penas previstas neste Regulamento. As agressões aos árbitros das partidas, estarão(ão) automaticamente o(s) atletas(s) eliminado(s) da competição.

 § 1º As partidas interrompidas por tumultos ou invasões por parte de diretores, atletas suplentes, torcedores, as equipes envolvidas perderão o mando de campo da partida seguinte,

ocorrendo reincidência a equipe será ELIMINADA da competição não cabendo nenhum recurso e ressarcimento de nenhum valor gasto na competição.

 § 2º Qualquer consulta inerente à competição, desde que omissa neste regulamento, deverá ser formulada, por escrito, e entregue à COMISSÃO ORGANIZADORA que apresentará a solução através de divulgação em ofício. Quando ocorrer de julgamento para punição as equipes e/ou atletas ficará a cargo do TJFMF, isento a comissão organizadora pelas decisões.

 Art. 15º A equipe que utilizar atleta em desacordo com as condições previstas nos artigos 4° e 5°, será desclassificada.

 Parágrafo Único: Todos os seus resultados na competição serão desconsiderados e caso haja alguma pontuação positiva em relação ao(s) jogo(s) disputado(s) com alguma outra equipe, esses pontos serão transferidos para a equipe adversária.

 VI SISTEMA DE DISPUTA

 Art. 16º Na primeira fase os jogos serão de ida e volta nas mesmas chaves, nas fases seguintes serão eliminatórias conforme os confrontos das chaves. Nas Quartas de final as equipes classificadas, será feito um critério das 08 equipes na classificação geral, seguindo os critérios e procedimentos dos anos anteriores com o somatório de toda a pontuação da agremiação desde da primeira fase.

 § 1º Nas fases eliminatórias nos jogos que não tiver vencedor no tempo normal, o classificado será após a cobrança de 05 (cinco) penalidades conforme Art. 170 FIFA. Persistindo o empate, deverá ser selecionado um atleta de cada equipe onde deverão ser cobrados alternadamente até conhecer o vencedor. O local da decisão da XVII COPA BARREIRO DE FUTEBOL AMADOR 2009/2010 será definida pela Comissão Organizadora e pelos patrocinadores, atendendo aos interesses dos patronos da competição e pela programação especial.

 § 2º A forma de disputa e classificação ficou definida conforme descritas acima com aprovação unânime dos representantes de cada equipe:

 Art. 17º O sorteio das equipes e a distribuição das equipes nas chaves deverão realizados pela COMISSÃO ORGANIZADORA no dia 20 de Novembro de 2009, respectivamente;

 Art. 18º Critérios de desempate.

Entre duas equipes:

1) Numero de vitórias

2) Saldo de gols

3) Gols Pró

4) Gols Average (numero de gols feitos divididos pelos sofridos)

5) Confronto direto

6) Sorteio

 VII DA COMISSÃO ORGANIZADORA

 Art. 19º A COMISSÃO ORGANIZADORA tem por finalidade prestar esclarecimentos sobre a XVII COPA BARREIRO DE FUTEBOL AMADOR 2009/2010, fornecendo informações sobre a forma de disputa, o sorteio das equipes, esclarecimentos técnicos referentes à competição, e definições sobre o evento esportivo.

 VIII DOS RECURSOS

 Art. 20º As equipes participantes poderão apresentar recursos dirigidos à COMISSÃO ORGANIZADORA, sempre que se julgarem prejudicados em seus direitos. O recurso poderá ser entregue até às 48h após o fato gerador. Não cabendo direito a recurso de transporte ou dificuldades em localizar o local do jogo.

 Parágrafo Único: A impossibilidade da equipe não comparecer ao jogo, motivada por situações em caráter extra-oficial, o dirigente da equipe deverá entrar em contato com o responsável da equipe adversária, e à Comissão Organizadora com antecedência de 48 horas antes do jogo, que remarcará a partida para outro dia.

 Art. 21º Só poderão apresentar recursos às equipes diretamente envolvidas, não cabendo recursos de terceiros e para as penalidades quando se tratar de eliminação de atleta ou equipe. Os recurso serão aceitados com o pagamento da taxa de R$100,00(cem reais), valor este que será doado as instituições de caridade.

 IX DA PREMIAÇÃO

 Art. 22º Será concedida a seguinte premiação:

Troféus e Medalhas para o 1°, 2° e 3º

Troféu para artilheiro e goleiro menos vazado.

X DAS PENALIDADES

Art. 23º A inobservância das disposições do presente Regulamento, quando não for de outro modo sancionado, sujeitará os infratores às seguintes penalidades, que serão julgadas e aplicadas em única instância pela COMISSÃO ORGANIZADORA da competição:

a)      Advertência escrita;

b)      Perda dos pontos;

c)      Suspensão;

d)     Eliminação.

XI DOS DEVERES DAS EQUIPES PARTICIPANTES

Art. 24º As equipes participantes deverão zelar para que as finalidades da XVII COPA BARREIRO DE FUTEBOL AMADOR 2009/2010 sejam observadas durante todo o seu transcurso, bem como para cumprimento deste regulamento, devendo seus representantes e diretores responsabilizar-se:

§ 1º. Manter-se informado em relação à programação dos jogos e os boletins informativos, sendo de sua responsabilidade pelas conseqüências da não observância deste Artigo.

§ 2º. As equipes que constarem do lado esquerdo da tabela serão mandantes. Nos jogos que forem em campo neutro, os responsáveis deverão manter contando sobre a utilização de uniformes diferentes se os mesmos forem nos mesmos padrões de cores, e trocarem. Cada equipe deverá apresentar ao árbitro 02 BOLAS em condições de jogo.

§ 3º. Informar aos atletas que deverão apresentar ao arbitro da partida um documento de identificação; Carteira de Identidade, CNH ou CTPS, no qual, sendo o número do documento o mesmo registrado na ficha de inscrição.

§ 4º. O árbitro deverá autorizar para permanecer na área especifica do campo (laterais), somente duas pessoas de cada equipe, após assinarem as súmulas do jogo. Não será permitida a permanência dos atletas suplentes, substituídos ou expulsos permanecerem em campo. O arbitro poderá interromper a partida, caso não seja atendido.

§ 5º. A equipe que abandonar a competição depois do seu início, os resultados de suas partidas serão mantidos e suas demais partidas contidas na tabela de jogo serão consideradas perdedoras por W x 0 (1 x 0), dentro da fase em disputa. A equipe que der 2 (dois) W x 0, dentro do torneio sem justificativa.

§ 6º. As taxas de arbitragem deverão ser pagas antes do inicio do jogo ao arbitro. Mediante a apresentação do(s) recibo(s) que irá junto à súmula do jogo.

XII OUTRAS DETERMINAÇÕES

Art. 25º Todas as regras que constam neste regulamento, deverão todos ter conhecimento e cumprir regularmente após aprovação de todos participantes em reuniões realizadas antes do início da XVII COPA BARREIRO DE FUTEBOL AMADOR 2009/2010.

Ibirité 19 de Novembro de 2009.

Anote e cumpra-se.