www.futebolamadordeminas.com

Prestação de Serviços Gratuitos ao Futebol Amador de Minas Gerais

E-mail: futebolamadordeminas@gmail.com

   
 

http://www.futebolamadordeminas.com/japao.jpg

No Giro da Bola - Ivan Japão

“Chumbo trocado não dói!”

Algumas situações envolvendo TJD da Liga, às vezes, chega à beira do desconhecimento para quem tentar entender de leis esportivas. Acompanhei o julgamento de um processo disciplinar envolvendo as equipes do Marimbondo x Recanto da Pampulha. O Procurador enquadrou as duas equipes, atletas e dirigentes em artigos do CBJD. Até ai, tudo bem, tudo e acordo com a lei. Por curiosidade, li a súmula do jogo – cópia - que estava em poder do dirigente do Recanto da Pampulha e de acordo com o relato do árbitro, tudo dentro do que lei exige.

Só que no dia do julgamento, que acompanhei atentamente, percebi que algo estava errado no meu entender. Ouvindo a testemunha da equipe do Marimbondo, que não poderia, pois faz parte de sua diretoria, mesmo não constando seu nome em ata. Fiquei abismado de sua defesa, contrariando por completo o relatório do árbitro e o pior: ainda conseguiu absolver o seu treinador, que neste jogo, de acordo o relatório do arbitro, por várias vezes, o ameaçou, culminando com sua expulsão. Dizer que o defensor do Recanto da Pampulha não soube defender seu clube é pura histeria.

A súmula do árbitro é bem clara quando relata que ele e seus auxiliares ao se dirigirem para os vestiários foram agredidos por torcedores do Marimbondo por pedradas. Depois ele cita que identificou um torcedor do Recanto que “ameaçou” de dar tiros em todos caso o Recanto perdesse. Ora, o time já est por 2 x 0. Depois ele relata que torcedores de ambas as equipes invadiram o campo na hora do intervalo. Se for intervalo não configura a invasão, pois o jogo havia encerrado o primeiro tempo.

O mais absurdo é que na hora do julgamento, não sei por que os Juízes que compõe o Tribunal ignoraram que o árbitro registrou em sua súmula o apedrejamento sofrido e que o Procurador ignorou, mas indiciou o suposto torcedor do Recanto que apenas ameaçou com palavras, não consumando o fato. Para mim ficou configurado que o jogo não terminou foi pelas atitudes do treinador do Marimbondo e do apedrejamento sofrido pelos árbitros e seus auxiliares. Mas, optaram pela absolvição do treinador, ignoraram o apedrejamento e culparam o torcedor do Recanto que apenas ameaçou, e também não sou a favor de atitudes assim.

O resultado todos conhece: continuidade do jogo e prêmio pela absolvição de um clube que não cumpriu com sua responsabilidade. Nada contra o Marimbondo, que apenas fez seu trabalho aproveitando a fragilidade do defensor adversário, o que não exime o Tribunal de ser coerente com a situação.

Lembro que comentei na Liga sobre essa situação e que não concordava com o resultado final e agora, um novo processo foi julgado e vejam só o que aconteceu.

Ainda não sei o teor dos fatos, mas recordo que comentei com o Rosemir do Dom Bosco sobre a situação do julgamento e que não concordava com o resultado final. E recordo que ele diz que se fosse membro do Tribunal também puniria o Recanto pelas ameaças de seu torcedor. Agora, ele é surpreendido por uma situação quase idêntica a que sofreu o Recanto.

Aqui está um pequeno trecho na integra e como ele escreveu de um dirigente de clube de Contagem revoltado com a situação

“De que adianta pedir paz, se a própria Liga Desportiva Do Município de Contagem, é a favor de times que ameaçam os árbitros para ganhar as partidas, vergonha essa liga, e esse tribunal , futebol amador esta perdendo a graça , eles que tem o poder de mudar isso , é a favor desses times pequenos, e contra árbitros, pai de família, que sai de casa para trabalhar, e são ameaçados , e uma liga sem vergonha, ainda defende times assim, foi lido em alto e bom som no tribunal, que o juiz terminou a partida por ameaças de torcedores do Ressaca, com uma arma 38 prateada, e o tribunal alegou que isso não é motivo para o termino da partida, e que a equipe do ressaca , ganharia os 3 pontos, ridículo, liga sem vergonha, tribunal sem vergonha”.

Pelo visto, o Tribunal que puniu um clube apenas por supostas ameaças, não puniu outro que consumou o fato. O que eu quero dizer que o Rosemir que não havia passado por tal situação, agora tece suas críticas ignorando que há poucos dias havia concordado com o resultado do Tribunal.

O que está errado? As críticas do dirigente ou o resultado do Tribunal?

Saudações!!!

Arena Sport

A mais completa linha de materiais esportivos

31 2567-5488 – Ivan Japão

www.futebolamadordeminas.com

O Maior site de Futebol Amador do Brasil